“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


quinta-feira, 31 de maio de 2012

PASTA DE ALHO

Além de saudável, gosto muito do sabor que o alho adiciona a um prato. Costumava usar  sempre em dente amassado cortadinho, mas depois que aprendi a fazer uma pasta natural, aproveito quando está em  promoção e faço numa quantidade grande que armazeno em vidros  no freezer. A receita é ótima e repasso agora pra quem quiser se aventurar no preparo de sua própria pasta. 

Ingredientes: 
Alho em cabeça 
Azeite oliva de qualidade
A parte mais demorada é a de descascar o alho. Uso esse rolinho comprado em loja de 1,99 que facilita o trabalho
 
Coloque o alho em partes no processador e vá colocando o azeite  até ficar uma pasta. 
Coloque em vidros reaproveitados fervidos e pronto. Você tem uma ótima pasta natural.



FILHOS A GENTE CRIA PARA O MUNDO

FILHOS A GENTE CRIA PARA O MUNDO
Quantas vezes eu ouvi e até reproduzi essa mesma frase para outras mães. Ela sempre me pareceu fácil de entender e aceitar enquanto me empenhava em criar filhos com autoconfiança suficiente para fazerem suas próprias escolhas e que tivessem orgulho da maneira como fariam isso, porque acredito que disso é feito a auto estima.

Nesse processo, passei anos prestando atenção em cada um dos meus três meninos, percebendo como cada um absorvia a vida. Houve tanto envolvimento, comprometimento e amor envolvido em todo esse caminho que quando, já adultos, começaram a voar, uma mistura de sentimentos foi inevitável: De um lado, a sensação de ter cumprido muito bem o maior de todos os papéis a que uma mulher se propõe e de outro a constatação de que, por isso mesmo, por tanta vida compartilhada com imenso amor e afeto deixam um vazio...fazem uma falta enorme... há uma saudade sem tamanho.E deles por nós, sem dúvida.

Parabéns a todas as mães que conseguem criar filho pro mundo, porque não é mole não, mas dá um orgulho enorme olhar pra cada um deles, constatar o que são e dizer: É meu filho.

Vivenciando essa fase de amor maternal\desapego, me deparei com um lindo texto que traduz muito bem tudo isso e que repasso. Um grande abraço e fique à vontade para fazer seu comentário.

MÃE DESNECESSÁRIA ( Marcia Neder Bacha )*
A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. Várias vezes ouvi de uma amigo psicanalista essa frase, e ela sempre me soou estranha, até agora. 

Agora que a minha filha adolescente, aos quase 18 anos, começa a dar voos-solo chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos. Uma batalha interna hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para controlar a super-mãe, que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara. Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária. 

Antes que alguma mãe apressada venha me acusar de desamor, preciso explicar o que isso significa. Ser desnecessária é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes.
Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda e um novo ganho para os dois lados, mãe e filho. Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não para de se transformar ao longo da vida, até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeça o ciclo. 

O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância e na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis. Pai e mãe solidários criam os filhos para serem livres. Esse é o maior desafio e a principal missão. Ao aprendermos a ser desnecessários, nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar.

Márcia Neder Bacha é psicanalista e pesquisadora da UFMS e da USP/NUPPE. Doutora em Psicologia Clínica e autora de Psicanálise e Educação – Laços Refeitos e A arte de formar: o feminino, infantil e o epistemológico.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

MEU BLOG NASCEU

Meu nome é Margarete e me chamam de Marga.
Entre tantas coisas que gosto, há algumas que dão sabor especial a minha vida: Minha Família de carne e osso, meus amigos autênticos, fotografia com história, viagens peculiares e decoração de casa com alma.

Penso que a vida é feita de fases e estar presente de corpo e alma em cada uma delas com todos os desafios a serem vencidos e alegrias é o que a torna maravilhosamente interessante.

Seja bem vindo ao meu blog. Minha intenção é usá-lo como forma de expressão e comunicação, além de proporcionar inspiração para o seu dia a dia, porque é nele que fazemos as escolhas que vão escrevendo a história de nossa vida.
Ontem, fazendo minha caminhada encontrei, num terreno baldio, uma  árvore com estas lindas flores amarelas. Adoro flores amarelas. Colhi um ramalhete que pudessem fazer um belo arranjo, juntei uns galhos de acácia cheirosa do meu jardim e aí estão elas alegrando e iluminando minha casa.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...