“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


sexta-feira, 29 de junho de 2012

RESULTADO DA RIO+20


- Sobre enoconomia Sustentável


O documento da Rio + 20, que estabelece o Fórum  para o Desenvolvimento Sustentável  substituirá a Comissão do Desenvolvimento Sustentável, criada na Eco-92 e terá a função de fiscalizar o cumprimento de compromissos sobre Desenvolvimento Sustentável assumidos na Agenda 21 (firmada na Eco-92), no Plano de Johannesburg (Rio+10) e noutras conferências.

As ações de transição para a  Economia Verde – na qual toda atividade econômica deve levar em conta aspectos socioambientais, com o objetivo de chegar ao desenvolvimento sustentável – foram condensadas em um compromisso pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas, que reuniu as maiores empresas do mundo.

Em meio ao clima de frustração destacado por toda a imprensa, é preciso reconhecer muitos pontos positivos: Foi anunciado que a Rio+20 rendeu aproximadamente 700 compromissos voluntários entre Organizações Não-Governamentais (ONGs), empresas, governos e universidades, com um investimento de US$ 513 bilhões para ações de desenvolvimento sustentável nos próximos dez anos a 15 anos, principalmente nas áreas de transporte e energia limpa, redução de desastres e proteção ambiental.

No Brasil, 226 empresas assinam o termo – entre elas, gigantes de setores tradicionalmente poluidores, como Petrobras, Vale e Braskem. Ao todo, são aproximadamente sete mil empresas signatárias de princípios que incluem redução das emissões de gases poluentes, maior eficiência energética, entre outras ações no processo produtivo.
O grupo C-40 ( Fundado em 2005, em Londres, o Grupo de Grandes Cidades para Liderança do Clima (originalmente: C20) é um grupo de grandes cidades mundiais, empenhado em debater e combater a mudança climática) que com prefeitos de algumas das maiores metrópoles do mundo, responsáveis por 14% das emissões de gases de efeito estufa, anunciou a meta de reduzir 1 bilhão de toneladas de poluentes.
 “Não podemos esperar por acordos globais para nos guiar”, afirmou Mark Kenber, diretor do Climate Group, uma iniciativa global sediada no Reino Unido para incentivar a transição das empresas para uma produção sem emissões de efeito estufa. “A liderança agora vem de empreendedores e de grandes empresas”, afirmou. O grupo, inspirado pelo ex-primeiro ministro britânico Tony Blair, conta com presidentes de empresas como a Philips, governadores como da província canadense de Quebec e instituições como o Banco Mundial.

Apesar de todas as críticas antes, durante e depois da Rio + 20, depois de dias de reuniões, assembleias e uma grande passeata pelo centro do Rio, a Cúpula dos Povos, evento paralelo organizado pela sociedade civil, entregou ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, um documento resultante do somatório de ONGs, movimentos sociais e partidos, com uma imensa lista de reivindicações.

Na opinião de Alexandre Mansur, editor-executivo da revista época: " Durante a Rio+20, o que se viu foi uma convergência de visões que superou as expectativas. A necessidade de se adequar os limites naturais já é aceita como uma realidade. Enfrentar as mudanças climáticas é uma premissa básica. Se a Rio 92 foi um grande encontro para conscientização e alerta, a Rio+20 foi uma convenção para combinar os caminhos a seguir".
Fonte: http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/tag/rio20

Rio +20: Obra de arte feita com garrafas de plástico e iluminada é instalada na Praia de Botafogo, com o Pão de Açúcar ao fundo.

Não sei qual a mensagem que o artista quis passar com essa obra, mas minha leitura é de que os peixes estão fugindo do seu habitat natural pelo estado em que os poluentes e  lixos jogados  transformam sua moradia.

Vik Muniz cria obra de arte para a Rio+20 com lixo reciclável. Clicar sobre o link.

Falando em meio-ambiente, é preciso lembrar que, além das grandes empresas, cada cidadão precisa fazer a sua parte. Infelizmente, a quantidade de informações sobre as consequências dos lixos jogados em qualquer lugar não é suficiente para impedir tais ações. Ainda se vê latinhas e copos descartáveis sendo jogados de janelas de carros de todo nível. Alguns tipos de lixos levam mais de 400 anos para se decompor e , enquanto isso, vão sendo levados pelo vento e pela chuva entupindo canais, bueiros causando alagamentos e mortes de todos os gêneros.
 Portanto, não basta fazer a nossa parte, é preciso fazer também a parte de quem se comporta de maneira  irresponsável. Recolha das praias os lixos, sejam seus ou não e incentive outras pessoas a fazerem o mesmo.
Quanto mais isso se tornar comum, mais  pessoas se envergonharão de deixar lixos que vão parar em todos os lugares.

Veja esse pequeno filme ( 3:05min.) que todo o mundo deveria ver... 
Foi feito em uma ilha no Oceano Pacífico, à 2000 km da costa.
Dr James Ludwig- Num estudo sobre Albatrozes na Ilha de Midway, no Pacífico, encontrou no estômago de oito filhotes de albatrozes mortos, tampas e restos de plásticos. Os filhotes haviam sido alimentados pelos pais que não conseguiam fazer distinção no momento e escolher os alimentos.

Não vivem pessoas nesta ilha, apenas aves, e ainda assim……veja o que acontece...é só clicar sobre o link.

http://www.midwayfilm.com/


quarta-feira, 27 de junho de 2012

ESCULTURAS QUE PARECEM HUMANOS


Com madeira e algumas ferramentas o escultor italiano Bruno Walpoth, parece conseguir capturar sentimentos e expressões em seus modelos humanos, de maneira tão realista que aparentam estar congelados no tempo.

Bruno Walpoth_Lunático.jpg
Com um estilo bem original suas esculturas em madeira  são construídas com total delicadeza. 

Bruno Walpoth_Lunático (1).JPG


Bruno Walpoth_Lunático (2).jpg

Bruno Walpoth_Lunático (3).jpg


Bruno Walpoth_Lunático (4).JPG
É inegável perceber o cuidado de Bruno Walpoth em esculpir para que cada humano consiga realmente expressar seus sentimentos, como se estivessem sido congelados em um instante e agora passassem a ser um convite a nossa imaginação, inspirando-nos a vivenciar certas emoções.

Bruno Walpoth_Lunático (5).jpg


Bruno Walpoth_Lunático (6).JPG

Bruno Walpoth_Lunático (7).JPG

As esculturas parecem estar meditando ou contemplando um montante de sensações dentro de si mesmos, como se a qualquer instante  pudessem ganhar vida própria.

Bruno Walpoth_Lunático (8).JPG
Não são perfeitos? Achei fantásticos...e você?

O artista em seu local de trabalho
Bruno Walpoth_Lunático (9).jpg

Bruno Walpoth_Lunático (10).jpg

Fonte: http://www.walpoth.com/wood.html   \      http://lounge.obviousmag.org


terça-feira, 26 de junho de 2012

CALOR LÁ E FRIO CÁ


Filho mais velho, que está em Tulsa, Estados Unidos, falou que faz um calor forte por lá. Enquanto isso, por aqui, faz um friozinho bom quando tem um solzinho e dá pra tomar um bom banhinho de chuveiro quente...rs


segunda-feira, 25 de junho de 2012

AOS ANIVERSARIANTES


Hoje é o primeiro aniversário do filho do meio longe de casa.
 Parabéns filho querido!!!!! Que tua luz própria esteja sempre abastecida com o amor,a determinação e o altruísmo que te é peculiar. Te amo muito.
Parabéns aos sobrinhos queridos Rafael e Luiz Gustavo, aniversariantes também. Que a paz, a união e o amor sejam ingredientes constantes no dia a dia e tenham todas as alegrias que merecem.

Juntei a importância das comemorações com a vontade de conhecer  a moradia  "vida de casado "  do primo mais velho e levei uma torta de morango que fiz ( ...a única que sei fazer bem ).
Três aniversariantes...três castanhas com função de velas...e cheirinho no ar.

PARABÉNS QUERIDOS, e que haja sempre muita luz iluminando suas mentes e seus caminhos, estejam onde estiverem.

domingo, 24 de junho de 2012

VOCÊ É O AUTOR DA SUA HISTÓRIA


Ser o autor das próprias escolhas e se sentir verdadeiramente bem dentro da própria vida parece ser a  visão do paraíso. Mas associar essa liberdade só com coisas boas e fáceis é uma visão  superficial, porque para que seja realidade na própria vida é preciso coragem pra assumir os riscos que isso implica. É preciso se posicionar, assumir erros, enfrentar mudanças, desafiar a si mesmo, saber dizer não, fazer o que espera de si mesmo e não o que esperam que faça. É preciso coragem para ver  o que é real ao invés do que é conveniente. É preciso deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se responsável por si mesmo. É preciso ter uma boa dose de confiança  na própria  intuição,  arriscar-se a decepções para conhecer o que existe do outro lado da vida convencional. É preciso, antes de tudo, acreditar que é possível construir a própria alegria de viver, se armando de pensamentos construtores da possibilidade, e partir para a ação. É preciso uma boa dose de positividade, de reconhecimento da  luz própria que há em cada um. A felicidade exige valentia. 

Há coisas que sabemos, mas que precisam ser relembradas de vez em quando.
Pensando nisso, fiz uma lista - uma síntese de muitas lidas, com algumas adaptações - que acredito valer a pena ser lida e relida sempre. Se achar conveniente, imprima e coloque num lugar visível.

ACREDITE EM VOCÊ. VALORIZE SUAS IDÉIAS E INTUIÇÕES

fotografeumaideia_5.jpg
1. Aceite-se. Se está ao seu alcance uma mudança pra melhor, aja na direção disso.
2. Quando estiver em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo.
3. Pare de tentar controlar tudo.
4. Faça boas escolhas pra ler, assistir, aprender. Não compactue com tanta porcaria por aí. Aprenda a buscar ensinamentos, bons pensamentos, coisas que te ajudem engrandecer.
Bebes Criancas Fotografias Meninos Tracy Raver
5. Pague suas faturas de cartão de crédito todo mês.
6. Você não tem que vencer todo argumento. O silêncio, muitas vezes, responde por você.
7. Chore sem se sentir fraco.  Ria com liberdade. Divirta-se com merecimento.
8. Está tudo bem em ficar bravo com Deus de vez em quando. Ele aguenta.
Bebes Criancas Fotografias Meninos Tracy Raver
9. Seja uma pessoa do bem; seja generoso consigo e com os outros.
10. Cuide-se: Faça exercícios, seja consciente com álcool, use fio dental, visite o médico, coma para alimentar o corpo, mova-se, durma 8 horas, receba massagens e aprenda a ouvir os sinais internos.
11. Sele a paz com seu passado para que ele não estrague seu presente.
12. Está tudo bem em seus filhos verem você chorar. Eles saberão que você é feito também de sentimentos.
Bebes Criancas Fotografias Meninos Tracy Raver
13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não sabe como foi  a jornada deles.
14. Reconheça suas qualidades e trabalhe o que precisa melhorar.
15. Celebre seus sucessos. Comemore os sucessos dos outros, não tenha inveja.
16. Respire bem fundo. Isso acalma a mente.
17. Seja verdadeiro. Mesmo no trabalho. Principalmente com quem você ama. Mais importante ainda, consigo mesmo.

18. Defina limites com seu tempo, energia e dinheiro.
19. Seja leve, isso reflete na sua vida e na vida de quem vive ao seu redor.
20. Crie conexões significativas.
21. Acenda velas, coloque os lençóis bonitos, use as roupas que gosta. Não guarde para uma ocasião especial. Hoje é especial.
22. Fale, cante alto, e levante sua voz com firmeza se precisa dizer algo.

23. Guarde uma parte do seu dinheiro para viagens e planos especiais e  use uma parte para ajudar alguém. Seja um consumidor consciente.
24. O órgão sexual mais importante é o cérebro. Exercite-o
25. Ninguém é responsável pela sua felicidade além de você.
26. Encare a mudança  como um novo desafio que revelará outras possibilidades em você.
27. Sempre escolha a vida.
28. Não tenha medo de amar com naturalidade, O amor é um recurso renovável e, sim, seu coração é resiliente.
29. Explore a sua espiritualidade. Conecte-se com algo maior que a si mesmo.
30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo de, pelo menos, o incurável sair do centro das atenções.
31. Partilhe sua história, honre seus valores, seja firme em defender o que realmente é importante pra você.
32. Pratique o que faça ter orgulho de você e não para agradar os outros.

33. Acredite em milagres.

34. Seja um herói para alguém.
35. Pratique a bondade.
36. Pare de ser rígido demais com você. Você é imperfeito.
Bebes Criancas Fotografias Meninos Tracy Raver
37. Lembre-se: Seus filhos só têm uma infância.
fotografeumaideia_12.jpg
38. Leve seus sonhos muito a sério.
39. Saia da zona de conforto. Coragem. Milagres estão esperando em todos os lugares.
40. Cultive a atenção e a percepção. Enxergue a beleza ao seu redor.
41. Procure espalhar inspiração.
42. Produza.
43. Aja com integridade pessoal e seja rápido em admitir seus erros. Conserte seus próprios erros.
44. Demonstre a quem lhe é caro a  importância que têm pra você.
45. Apaixone-se por si mesmo um pouco mais a cada dia: trate-se gentilmente, proteja suas paixões, permita-se ter espaço para crescer, acredite nas suas dádivas, cuide do seu jardim e as borboletas virão.
fotografeumaideia_9.jpg

Fotos da Fotógrafa americana Tracy Raver

sexta-feira, 22 de junho de 2012

INTEGRANTE NOVO NA FAMÍLIA


Já faz um bom tempo que venho desejando ter um gato em casa; pela experiência com os que já tive e por tudo que leio sobre gatos. Meu marido vinha resistindo à idéia por causa dos dois cachorros que temos ( os lindos seguranças do Blog ).
No entanto, continuei desejando mentalmente que um aparecesse em casa um dia qualquer...
Bem... noite passada  ouvi um miado de gato e, pela manhã, minha vizinha me liga perguntando se o gato que estava na rua era meu. Não era...mas claro que fiquei com ele porque no fundo...no fundo, acho que era pra ser meu. Chegou como se fosse já da casa e vive subindo no meu colo quando estou digitando. É um fofo e já tem nome...
Conheça nosso BUDA...
Cunhada Silvana, que também quer um gato...Não é um lindo?...fofo...querido...tranquilo...ai...ai. Anime-se.

 Buda ganhou um brinquedinho feito carinhosamente com o que havia em casa.

Depois de comer e beber, se aninhou pra tirar uma soneca na cesta ( de café da manhã recebida) que  visualizei como uma cama quentinha para o nosso recém chegado. Ele adorou.
Uma novidade que fiquei conhecendo e repasso, porque é muito...muito legal.
Quem já teve ou tem gatos, sabe que esses bichinhos,  limpinhos que são,  precisam de areia pra que possam enterrar seu cocô e xixi e que, mesmo assim, o cheiro é forte.
Encontrei na  agropecuária Sílica Natural para Gatos, que Buda reconheceu logo para que servia. A sílica absorve o xixi e diminui bastante o cheiro. O cocô é retirado todo dia, mas a sílica dura um mês, tempo que leva pra ser reposto totalmente. Com o tempo vou vendo se dura tudo isso mesmo...


 Dei um bom uso para uma caixinha de madeira que retirei de um lixo. Ficou ótimo com a bacia de plástico que pode ser facilmente lavada. 
Não é legal? E você, tem vontade de adotar um gato?

Numa viagem à Turquia e Grécia, fiquei bastante curiosa com a quantidade enorme de gatos por toda parte nos dois países. Eram todos muito bem cuidados. Houve um momento, em Istambul, que chamou a atenção o fato de muitos homens estarem rodeando algo. Fomos ver o que era e constatamos que estavam consternados com a morte de um gato eletrocutado. Imagino que no Egito também tenha muitos gatos.

Esse vídeo explica a importância desse felino na história.
Gatos e suas Origens - Documentário narrado por Gheo Benjoino.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

RECICLAR - CRIATIVO E ECOLÓGICO


Meus pais acreditavam no ditado " Mente vazia, Oficina do diabo" e, para serem coerentes com o que acreditavam, protegiam seus seis filhos do suposto perigo do ócio, não deixando nenhum  sem a devida ocupação do tempo. Então, cada um dos filhos levantava pela manhã já sabendo qual era sua função do dia. Quando não era na manutenção da casa ou jardim, era na Marcenaria, que ficava ao lado da nossa casa. Não sei se por esse contato dentro da Marcenaria ou por um gosto natural que se manifestava, desde cedo eu gostava de olhar para as pequenas sobras de madeira ou outros objetos pensando no que eles poderiam se transformar.
Hoje em dia, seja pela questão ecológica, seja pela  economia praticada ou para manter viva a capacidade criativa, gosto ainda mais dessa conversa de reciclagem, reutilização e conserto dando vida nova ao que parecia não ter mais utilidade.

Combinar reciclagem com decoração é possível para quem sabe usar  a criatividade e ainda há contribuição com o meio-ambiente ao reduzir a quantidade de lixo.
Pessoas que praticam a reciclagem  exercitam a imaginação. Dá para buscar inspiração nas tendências de decoração e confeccionar itens que permitam combinações mais modernas. Como se não bastasse reciclar e decorar ao mesmo tempo, é possível ainda buscar a customização de peças.

Minha customização mais recente foi exercida num antigo roupeiro meio torto que, depois de alguns reparos de marcenaria, ganhou dois puxadores novos e o interior ganhou a forração de um tecido lindo.
Diluí cola branca em 1\3 de água, passei na madeira com um rolinho e um pincel para os cantos e, por último, sobre o tecido já colocado para impermeabilizar, possibilitando futuras limpezas. Aproveitei e já coloquei mais duas prateleiras de vidro, evitando muita louça sobre louça. Adorei o resultado da transformação do velho guarda roupa em um novo guarda louça. 
Voilà... ( Expressão francesa , que significa veja lá, usada para chamar a atenção para algo, especialmente no sentido de demonstrar apreço ou aprovação..rs )



Veja outras idéias  tiradas da internet para se inspirar e colocar a mão na massa.


Uma janela pode ser transformada  em um mural de fotos, recados e porta coisas

Garrafas de vidro se transformaram em vasos de flores.
406254 Decoração com material reciclável como fazer Decoração com material reciclável: como fazer

Caixotes de Madeira



263243 como combinar reciclagem e decoração 1 Como Combinar Reciclagem e Decoração

406254 Decoração com material reciclável como fazer 2 Decoração com material reciclável: como fazer263243 como combinar reciclagem e decoração Como Combinar Reciclagem e Decoração
Forrar latinhas com tecido ou papel colorido
459613 Consumo consciente o que %C3%A9 6 Consumo consciente: o que é
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...