“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


sábado, 23 de março de 2013

DECORAÇÃO LEVE E RÚSTICA

Já faz um tempinho que não faço um post de decoração; então, com o friozinho outonal aqui, achei inspirador essa decoração de casa de campo que encontrei no blog Maison Du Chocolat, de Patrícia Merella, uma brasileira querida e de muito bom gosto que mora há alguns anos na Bélgica. 
Veja  quanta beleza nessa simplicidade!


Almofadas de malha 

Sousplat  rústicos poderiam sair da mesa e ir pra parede...

Garrafão antigo faz um bonito papel

Caixote vira mesa de centro

 Fibras entrelaçadas: Sousplat ou quadro ?

Caixotes viram prateleiras

Velinhas dão um toque especial sempre!

Pés de troncos finos. Um charme à parte

Você se identifica com essa rusticidade na decoração? Obrigada por sua visita. Deixe seu comentário e volte sempre.

segunda-feira, 18 de março de 2013

QUAL O SENTIDO DA PÁSCOA?

Você sabe qual a história da Páscoa, do coelho, do chocolate e dos ovos?

Não né? Pois então... vi uma explicação ótima no ótimo blog DCoração.

O tal blog é assinado pela adorável Vivianne Pontes que,

além de muito inteligente, é super criativa, generosa e tem um jeito bem descontraído de repassar suas descobertas.

Veja a explicação a seguir:


Então, afinal, o que é Páscoa?
Páscoa é um feriado religioso cristão. É a data em que os cristãos celebram a ressurreição de Jesus. Lembra a oração do Credo? “desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia”*. Esse “terceiro dia” era domingo (Segundo Marcos 16:2). E esse domingo era dentro do feriado de Páscoa judeu. Ué? Então já existia Páscoa antes da Páscoa? Como é isso?

Gente, o homo sapiens, ou seja, nós, ocupamos a terra há duzentos mil anos. Na mais curta das hipóteses, a antropologia considera 30 mil anos de “comportamento moderno”*. A história existe antes da história contada nos livros. E, nos casos das religiões, a religião posterior costuma se apropriar muito bem da religião anterior, que nessa história, nesse tempo, e nesse lugar (Jerusalem), é o Judaísmo.

A Páscoa ou Pessach judeu
Lembra das 10 pragas do Egito? Que Moisés rogou no faraó? Mais ou menos, né? Então tia Wiki (pédia) vai te contar melhor*. A 10a praga do Egito era “a morte dos primogênitos”. Sei dizer que, se você era judeu, tinha que marcar a porta de sua casa com sangue de carneiro, e daí a morte passava direto e o primogênito naquela casa era poupado. O significado da palavra Páscoa (português), ou Pesach (hebraico) e de Passover (inglês) é “passar direto”. Foi um marco para o fim da escravidão dos judeus no Egito.

E o ovo? Qual o significado do ovo na Páscoa?
Taí mais uma tradição que é mais antiga que a Páscoa cristã, mas que foi apropriada por essa religião. O ovo é símbolo de fertilidade e nascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do frio inverno, e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. 


Sim, ovos. Mas de chocolate?
Até aí eram ovos-ovos. O ovo de chocolate* é um costume beeem mais recente, que começou no século XIX. Primeiro os pâtissiers franceses e alemãos recheavam os ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora (assim). Depois inventaram os ovos moldados, e isso foi quase no século XX. O resto da história você conhece, e vê no supermercado.

E o raio do coelho? Que tem a ver? 
O coelho não bota ovos (duhhh). Ele traz os ovos. :-) Pelo menos foi assim que começou a lenda, que inicialmente nem era de coelho, era de lebre. A história é tão maluca, que vou tentar simplificar. Até o século XVII, pelo menos, acreditava-se que a lebre era hermafrodita, além de superfértil. Assim, a lebre, também como o ovo, era símbolo pré-cristão de nascimento e fertilidade, e do Equinócio da Primavera. Juntar tudo na mesma história nem foi difícil. Difícil é entender a conexão :-D

E agora, veja esse vídeo maravilhoso encenado só por criancinhas contando a história da Páscoa baseada no Novo Testamento...

Vídeo- A história da páscoa contada por crianças




Gostou da história da páscoa contada dessas duas maneiras???? Deixe seu comentário e volte sempre.

sexta-feira, 15 de março de 2013

JANTINHA/FILME E GUARDANAPO DE PÁSCOA COM AMIGAS

Se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz"(Antoine de Saint-Exupèry)


Assistir filme bom é ótimo, tomar caldo verde é delícia, estar com amigas é maravilhoso e tudo isso junto é uma soma espetacular. Foi tudo isso junto e misturado que pude desfrutar ontem. 
Depois de um dia de trabalho, minhas  amigas queridas vieram para juntas, podermos assistir ao filme Anna Karenina. O clima  ameno, quase friozinho, combinou com caldo verde. Somos amigas, daquelas pra todas as horas mesmo,  com as quais compartilhamos fases da vida desde quando estávamos grávidas, com filhos quase da mesma idade, hoje todos moços e bem formados. 
Preparei um caldo verde e uma mesa no capricho, daqueles ditados pelo desejo de demonstrar  afeto e dedicação. 
Com o clima de páscoa, a arrumação do guardanapo deu o recado. Veja porque elas gostaram tanto da acolhida, além do filme.

 Flores e galhinhos do jardim

 Vidro de perfume transformado em vasinho...Obrigada cunhada Silvana querida, pelo vidro lindo.


Coloquei os vasinhos e porta velas sobre uma peça presente do meu casamento, que transformei colocando um espelho no fundo. Não ficou lindo, refletindo tudo?


Agora, dá uma boa olhada nesse guardanapo...
Sim, fiz umas dobraduras que o transformaram numa cabeça de coelho. 
Ficou fofo demais!!! Mais abaixo, está a explicação do passo a passo.







E agora, o caldo verde que fiz com batatas cozidas no vapor (...e batidas no liquidificador), calabresa defumada, temperinho verde e couve picada fininha.

Veja o passo a passo do guardanapo do coelhinho que segui e deu certinho:



Se quiser dar mais uma enfeitadinha...

Via
Sobre o filme Anna Karenina:
Indicação da querida amiga virtual, dona do lindo blog Maison Du Chocolat, que afirmou que eu iria gostar de ver esse filme. Patrícia, você acertou em cheio: eu e minhas amigas queridas adoramos. Obrigada pela dica.

O filme, baseado num clássico de Leon Tolstoi, se passa no século XIX; Contado em forma de ópera, com roupas de época e jóias maravilhosas, é a história da paixão arrebatadora de uma mulher casada por um jovem oficial , num cenário da Rússia czaristae  convida a gente a refletir sobre muitas questões. 

Convido você a assistir e fazer suas próprias análises da história e da produção teatral do filme, que causa estranheza no início, mas depois se é tomado pela história em si. 
Os atores estão quase irreconhecíveis no visual produzido.

Anna Karenina -- Trailer Legendado Pt-Br

  • Tenha um excelente final de semana e um beijo carinhoso.

segunda-feira, 11 de março de 2013

CROCHETANDO CORAÇÕES

Coração é fonte de inspiração para muiiiiitas coisas, inclusive para usar na decoração.

Olhe e me diz se esses corações não ficaram super especiais emoldurados de crochet...
IMG_4725

IMG_4738

Como Fazer:
1. Traçar dois corações na parte de trás do seu cartão, e corte-os com uma tesoura. Tracei um cortador de biscoitos em forma de coração que mede 5 "de diâmetro (na parte mais larga) e 4 1/4" do ponto alto a ponto inferior. Cole os lados errados dos dois corações juntos, no centro, com fita dupla face .

2. Usando um 1/8 "furos, furos ao redor da borda exterior: (eu não marcar ou medir estes)
IMG_4684
3. Cerca de partida. 1 "do ponto de fundo, anexar tamanho 3 linha de crochê de algodão .  Cadeia dois, e começar a fazer crochê único em cada buraco , usando um gancho milímetros EUA B1/2.25. Dependendo do espaçamento buraco, crochê 1, 2 ou 3 cadeias entre cada crochet único , ou como muitos como você precisa ter os pontos colocar o plano em torno da borda:
IMG_4689
4. Continue com ponto de cadeia e crochê única em torno do coração. Para facilitar a sua vez no ponto inferior: sc, 1 pc, sc, 1 pc, sc para o buraco fundo. No final da rodada, escorregar ponto para o início ch-2 .
IMG_4691
5.  Cadeia 1 e uma rodada completa de crochet único em torno do coração . Não existem regras reais aqui. O objetivo é manter a afiação plana, para usar como muitos pontos de crochê simples que você precisa para manter a borda plana e lisa *.
IMG_4698
6. No final da rodada, escorregar para o ponto de crochê primeiro single e começar o picot afiação . Se você quiser a borda picot para ser uma cor diferente, anexar a nova cor agora:
IMG_4709
Para fazer a borda picot:   cadeia de 3, 1 duplo de crochê em primeira cadeia, o deslizamento do ponto para a linha anterior .
IMG_4714

IMG_4729
Como toque final, eu dobrei a linha de crochê e fez um laço cadeia para pendurar:
IMG_4748
Fonte: http://bigalittlea.com/

Não é uma idéia super legal????
No site citado, tem também esse barrado lindo, mas não como fazer. Fica então a inspiração!



Se você quiser ousar nessas idéias, mãos à obra...

quinta-feira, 7 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Se quiser, ouça a bela voz de CORINNE  BAILEY RAE, cantando a linda música PUT YOU RECORDS ON ( com tradução), que fala de liberdade, de enfrentar medos e de auto-aceitação. 


A criação do Dia Internacional da Mulher surgiu a partir de um episódio trágico. No dia 8 de março de 1857, cerca de 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York entraram em greve. Elas reivindicavam salário igual ao dos homens e redução da sua jornada de trabalho de quatorze para dez horas, e o direito à licença-maternidade. Em resposta a essa pretensão das grevistas, os patrões e a polícia as trancaram no interior da fábrica e incendiaram o prédio. Com isso, todas as mulheres morreram queimadas.
Daqui
Ficheiro:Día Internacional de la Mujer - Barcelona 2009 - 004.jpg Día Internacional de la Mujer - Barcelona 2009


Quando falamos em dia internacional da mulher, lembramos das várias formas de lutas de emancipação e reconhecimento dos direitos e respeito à mulher. Há heroínas espalhadas por todo canto, vencendo desafios, sendo reconhecidas ou não. E também batalhadoras por causas humanistas. 
Nesse dia, vou indicar um filme que conta a história real de  Aung San Suu Kyi, filha de um herói da independência da Birmânia, que se casou na Inglaterra com Michael Aris  e teve dois filhos.  
Quando  Aung decidiu voltar à Birmânia, é procurada por líderes locais e passa a colaborar com o movimento da democracia pela não-violência na atual República da União de Myanmar
Inspirada pelas campanhas não-violentas dos líderes dos direitos civis Martin Luther King nos EUA e Mahatma Gandhi na Índia, ela organizou comícios e viajou pelo país, pedindo reforma democrática pacífica e eleições livres
Acaba tornando-se um ícone do movimento. Mas suas atitudes não agradam à ditadura militar, que tenta impedi-la de promover as manifestações e ordena que Aung permaneça em prisão domiciliar por 15 anos, sem poder ver seus filhos, nem seu marido, cuja apoio na luta da mulher é decisivo  pra dar-lhe forças. Ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1991, mas não pôde ir receber, por estar detida. Durante os períodos de confinamento, Suu Kyi se ocupou de estudar e se exercitar. Ela meditava, trabalhou em suas habilidades do idioma francês e japonês, e relaxava tocando Bach no piano. Mas, durante seus primeiros anos de detenção, ela ficou muitas vezes na solitária.
Como o líder sul-Africano Nelson Mandela, Aung San Suu Kyi tornou-se um símbolo internacional da resistência pacífica diante da opressão.
O filme é sobre política, liberdade, democracia e relata a história da luta de uma grande mulher que, mesmo aprisionada,  mantém a alma livre e sobrevive  ao sofrimento com o amor e o companheirismo do marido ainda que,  geograficamente, muito distante. 

ALÉM DA LIBERDADE - Trailer Legendado HD


Aung San Suu Kyi também aparece no filme MUITO ALÉM DE RANGUN

Mais sobre a trajetória de Aung San Suu Kyi na BBC News Ásia (Clicar sobre)que teve seu pai assassinado, quando ainda era uma criança. 
Aprisionada, Ela não foi autorizada a ver seus dois filhos ou seu marido, que morreu de câncer em março de 1999.
As autoridades militares se ofereceram para deixá-la viajar ao Reino Unido para vê-lo quando ele estava gravemente doente, mas ela se sentiu obrigada a recusar por medo de não receber autorização para voltar ao seu país. 
Seu último período de prisão domiciliar terminou em novembro de 2010 e seu filho Kim Aris foi autorizado a visitá-la pela primeira vez em uma década.


Este é o dia de agenda comemorativa, mas desejo que sejamos  mulheres com muitos dias felizes.
Um abraço cheio de energia boa e volte sempre.

segunda-feira, 4 de março de 2013

PASSEANDO PELO MEU JARDIM

No último post, mostrei pequenos detalhes das flores que estão desabrochando no meu jardim e que despertou a curiosidade da querida amiga virtual Joseane, do Blog Quase Prendada  em conhecer mais amplamente o jardim. 
Como ela gosta de jardim tanto quanto eu e, jardim é algo que faz bem pra alma, a guardiã canina da casa vai apresentar os cantos desse jardim que conhece muito bem.
Seja bem vinda/o...










Tem um visitante passeando ali.















Tem visitante tomando banho


Entrada da Garagem

Vida nascendo no escondidinho das árvores



Entrada Garagem
Frente do Muro

Portão de entrada
Cansada de mostrar essa floresta...ufa!!!


E então...gostou do passeio ao meu jardim? 
Obrigada pela visita e volte sempre que quiser. Um grande abraço!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...