“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


quarta-feira, 15 de maio de 2013

FRIO E TEXTURAS MACIAS

Friozinho se apresentando com mantas e edredons entrando em cena...que delícia!!!




Brunch at Saks






O calor e o frio dos outros - Martha Medeiros 
Mantenho correspondência por e-mail com algumas pessoas que moram fora de Porto Alegre e fora do Brasil. Não há um único e-mail, de ida ou volta, em que não se fale rapidamente do tempo. Aqui está um calor dos infernos. Pois aqui choveu o dia inteiro e refrescou.

Uma conversa mundana que eu achava típico de pessoas mundanas como eu, mas quando li o livro que traz as cartas que Clarice Lispector trocava com alguns de seus amigos, reparei que 90% delas também continham observações meteorológicas. Por mais filosófico ou intelectual que fosse o teor da carta, sempre havia um momento para falar do sol ou do nublado lá fora.

Fico pensando o que significa isso. Que me importa se em Paris está chovendo ou se no Rio faz 42ºC à sombra, já que não estou de passagem marcada para lá? O que importa para meus amigos forasteiros se em Porto Alegre choveu muito em 2001? Todos os dias chove ou faz sol, está frio ou quente, úmido ou seco, e a cada manhã isso nos parece um fenômeno sobrenatural e espantoso.

Creio que compartilhar as condições climáticas do lugar em que se está é um recurso de aproximação. É uma maneira de nos situar geograficamente, de preparar um cenário "visível" para quem não está nos enxergando. Lá no hemisfério norte a pessoa está encarangada, congelada, e no entanto pode nos imaginar bronzeada e suando, vestindo uma leve blusinha de alças. E talvez seja também uma maneira de justificar nosso humor: temos nossas próprias variações de temperatura, somos pessoas nubladas ou ensolaradas, gélidas ou quentes. A meteorologia nos influencia tanto quanto a posição dos astros, e se não estamos muito pra conversa, vai ver é porque tem uma ventania lá fora que está perturbando por dentro também.

Não sei se você está lendo este texto na beira da praia ou embrulhado num cobertor. Não sei onde você está. Não sei se há um temporal se armando ou se está um daqueles dias cinzas que provocam melancolia na gente. Se eu soubesse, talvez soubesse um pouco de você. É um mistério que a natureza não explica: nossa necessidade de localizar o outro climaticamente. Relutamos em perguntar: você está deprimido hoje? Chorando muito? Com vontade de cometer uma loucura? Com saudades de alguém? Em vez disso, é tão mais fácil: como é que está o tempo aí?

Aqui, agora, chove, mas acho que vai abrir. 

Eu, Margarete, estou fazendo esse post com uma manta macia e quentinha enrolada no corpo, porque está bem friozinho por aqui hoje. 
Acho muito bom morar numa região onde o  frio e o calor se alternam num se adaptar constante.
E você? Gosta de mudanças de temperatura? 
Obrigada pela visita, fique à vontade pra deixar seu comentário e volte sempre. Um grande abraço!

18 comentários:

  1. Oi, Marga, querida, adorei as fotos.

    Gosto de fotos preto e branco.

    Ainda não tinha lido esse texto da Martha Medeiros.

    Mas, para mim, falar sobre o tempo esteja onde estiver, significa observar o mundo natural no qual estamos inseridos.

    Significa acompanhar as deliciosas mudanças que Deus deixou...sol, lua, vento, nuvens, chuva, raios, frio, calor...somos o TODO e o TODO está em nossa essência...então, naturalmente e mesmo nos aglomerados de construções humanas, nossa essência se volta para o príncipio.

    Ontem, sai com mamys, fomos em laboratórios e já compramos 2 edredons para o "quarto das visitas" - como ela chama, pois o friozinho já se sente...

    E eu adoro!!!

    E já estou como você, enrolada na minha mantinha que agora fica aqui na cadeira do computador me esperando...rsrsrsr...

    Querida, tenha um lindo dia,

    beijinhos de outono.

    Lígia e =^^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lígia, gostei dessa sua colocação sobre perceber o que nos cerca e que nos conecta com nossa essência. Sinto desse jeito também.
      Coisa boa sair com uma mãe pra comprar coisas pra casa. Tô entendendo que o quarto de visitas a receberá quentinho com as compras recentes.
      Veja só...quando o frio é constante, também deixo minha mantinha na cadeira enfrente à mesa do computador, porque não uso notebook na cama.
      Obrigada pela visita e tenha também uma ótima semana aquecida às suas cobertas macias.
      Beijinhos!!!

      Excluir
  2. Hola Margareta linda selección de fotos con mantas y ustedes usas????? Si en Brasil el clima es ESPECTACULAR ,,,, puro calorcito,,,, o no????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Angelica. O Brasil é um país grande por extensão territorial e tem parte dele que é quente o ano inteiro mas no sul, onde moro, faz bastante frio e próximo, tem a região serrana onde cai neve às vezes.
      Portanto, por esses lados, as quatro estações do ano são bem marcantes e tanto adoro as praias, no calor, como um friozinho, no outono e até o inverno. Beijos com carinho!

      Excluir
  3. Olá Margarete.
    Adorei as fotos são lindas. Por aqui apesar de ser primavera o tempo está muito instável e até fresco. Por isso a mantinha é bem vinda.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena!
      Enquanto vamos anunciando o clima do lugar onde nos encontramos, vamos situando o outro no lugar onde nos encontramos, como nos ensina a Martha Medeiros né. Beijinhos!!!

      Excluir
  4. Amo Martha Medeiros !! Ela como sempre sabe refletir a beleza das coisas que não nos damos conta!! Obrigada por compartilhar esse lindo texto!!
    Bjus
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Martha Medeiros sempre tem um texto que encaixa na nossa vida cotidiana né Juciany? Beijos!!

      Excluir
  5. Oi querida!Aqui em Tubarão tá aquele frio de doer!!Estas cobertas são lindas mesmo!Amei o texto.Bjs calorosos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moramos tão pertinho uma da outra, quem sabe um possamos nos encontrar Rosana. Beijos calorosos pra você também.

      Excluir
  6. Bom dia, Margarete, muito obrigada pela sua visita e comentário.
    Gostei muito deste seu espaço, particularmente deste excelente post, refletindo sobre a nossa obsessão de sempre falar do tempo. A crónica da Marta Medeiros, interessantíssima como tudo que escreve, lança alguma luz sobre a questão.
    As minhas preferências climáticas são semelhantes às suas:
    Gosto da alternância das estações. Por aqui, alternância é o que não falta. Hoje, por exemplo, já choveu, já fez sol, frio e calor.
    Fico como sua seguidora, com o maior prazer.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E hoje o frio aumentou bastante aqui também Nina. Obrigada pelo carinho e volte sempre. Beijo da Marga

      Excluir
  7. Oi, querida!
    Vim conhecer seu blog e amei as postagens, especialmente a do dia das mães, uma fofura! Já fiquei por aqui e aproveito a oportunidade para convidá-la a conhecer o meu:
    http://dedeartes-denise.blogspot.com
    Vai ser ótimo receber sua visita.
    Abraços.
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!
      Que bom que chegou até aqui. Obrigada pelo comentário; vou lá conhecer seu blog também. Abraço com carinho!

      Excluir
  8. Ola Margarete
    Lindas imagens,este quarto com a lousa é um encanto.Amo ler Marta Medeiros,ela tem razão quando diz que a meteorologia nos influencia.Nossa primavera esta fria e chuvosa,os Belgas estão mal humorados,tristes,com a moral lá em baixo.Meu marido sai de casa as 5hs da manhã,a dias debaixod e chuva,trabalha a chuva e também esta mal humorado.Eu tendo defender-me dos mal hulmor e das tristezas,pois cá é nossa vida,nossa realidade.Gosto sempre de dizer a temperatura de cá,pois assim voçes sentem um pouco da vida de cá e eu sinto-me mas próxima de voçes,lidno final de semana querida,beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, nessa lousa no quarto dá pra deixar recadinhos inspiradores não é?
      Pois é, o tempo influencia sim no humor das pessoas, principalmente se dura bastante tempo.
      Vou confessar que foi à partir do seu blog e das pessoas que deixam comentário lá que percebi como o tempo está sempre sendo informado. Acho interessante! Obrigada e tudo de bom pra você,seu filho e seu marido, mesmo com o tempo desfavorável.Beijinhos!!!

      Excluir
  9. Quanta manta bonita e aconchegante, e eu achei o cachorrinho super fofo... E eu também Amei o texto da Marta Medeiro :0)
    Obrigado pelo carinho de sempre em meu Blog... E quero aproveitar para te desejar um Excelente Fim de Semana.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas né Márcia? Obrigada a você também pelo carinho e volte sempre que quiser. Ótima semana pra você também. Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...