“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

UM LAR PRA CHAMAR DE SEU

"O que quer que seja que estejamos esperando - paz de espírito, alegria, graça, consciência interior ou simples abundância - isso certamente virá para nós, mas somente quando estivermos prontos para receber com um coração aberto e agradecido." 
( Livro Abundância simples - Sarah Ban Breathnach)

2012_03_19-callen_thompson_artful_treehouse_studio_tour_115_rect640
Nossas casas são uma amostra do que somos. Tanto o que escolhemos para a decoração, como o que escolhemos para alimentar a família. A maneira como lidamos com a rotina do cotidiano influencia nosso humor, afeta a nossa produtividade e influencia a nossa inspiração pra vida. Estudos  têm demonstrado que a maneira como construímos o ambiente em que vivemos está relacionado com a sensação de bem estar e felicidade. 
Até mesmo pequenos hábitos diários tem importância significativa no controle positivo de nossas vidas.
Aqui estão algumas coisas simples que podemos fazer todos os dias para nos sentirmos mais felizes.
1 - Faça a sua cama - Gretchen Rubin, New York Times autor best-seller do The Happiness Project, explica que esta tarefa, que leva três minutos, é um dos hábitos mais simples que você pode adotar para impactar positivamente a sua felicidade.
2 - Coloque as coisas de volta  de onde tirou:  É um fato conhecido: a desordem provoca stress; ordem cria um refúgio dele. Faça disso um hábito.
3 - Exponha itens sentimentais na sua casa. As memórias boas trazidas à tona transmuta o humor e nos faz mais felizes. Faça da sua casa uma galeria de memórias positivas.
4 - Comece um diário de gratidão do dia a dia -  Antes de dormir, basta anotar uma feliz memória daquele dia. (Se você tem filhos, você pode perguntar-lhes: "Qual foi a melhor parte de hoje?") Reflexão é uma parte importante da felicidade, e fazer uma pausa para refletir sobre um evento positivo de cada dia cultiva a gratidão. Uma vantagem adicional: Mais tarde, quando sua memória já não for tão boa, você terá todas as suas aventuras significativas registradas. 
 5 - Se há louça para lavar, lave -  Esta dica vem do The Happiness Project. Os pratos não sumirão da pia, então lave-os. Se não há alguém pra fazer isso, comece e sinta a água quente calmante em suas mãos. Você se sentirá melhor depois. 
6 - Antes de se levantar todas as manhãs, definir uma intenção para o dia. InThe Art of Happiness , o Dali Lama diz: " Todos os dias, quando acorda, lembre-se: hoje tenho a sorte de estar vivo, tenho uma preciosa  vida, eu não vou desperdiçá-la " . "Definir uma intenção por dia faz uma diferença enorme. Sua intenção diária poderia ser algo como " ser produtivo " ou " desfrutar de deliciosos momentos de hoje ". E esforce-se para estar conectado com a intenção e aja na direção.
7 - Faça pequenos favores para seus companheiros de casa, sem esperar nada em troca ( nem mesmo um obrigado). Cortar a grama para o seu marido; Fazer a cama para sua esposa; mas não tentar obter pontos de bônus por isso. Leve o lixo para fora para o seu companheiro.  A capacidade de cultivar relacionamentos fortes e saudáveis ​​é um dos maiores contribuintes para a saúde e felicidade, mas quando você começa a cobrar por isso, ele se perde.
É um fato bem conhecido: Quando você faz o bem, você se sente bem.
8 - Chame pelo menos um amigo ou membro da família durante o dia. Você pode fazer isso enquanto limpa, enquanto faz a cama, ou enquanto passear com o cachorro. Textos e e-mails não contam! Fazer uma chamada de telefone real a um ente querido, apenas para conversar. Nós, seres humanos somos seres sociais e os estudos mostram que, mesmo quando nos sentimos naturalmente introvertidos, socializar com os nossos entes queridos  nos faz sentir melhor.
9 - Gastar dinheiro em coisas que cultivam experiências em casa. Comprar uma nova grelha para festas ou alugar um novo DVD para a noite de filme de família - algo que vai juntar pessoas  e entreter. Planejar um churrasco de verão, convidar os amigos mais próximos, ajuda a descontrair e relaxar. E não se esqueça de imprimir as fotos para lembrar os bons tempos.
10 - Gaste alguns minutos por dia de conexão com algo maior que si mesmo - Quaisquer que sejam suas crenças espirituais - ou não-crenças - estudos mostram que a conexão a uma fonte divina está relacionada com a felicidade. Só silenciando, para perceber que somos parte de um universo enorme. Antes de dormir, empregue apenas alguns minutos contemplando algo maior que si mesmo. Olhe a lua. Dê um passeio na natureza. Escreva. Crie um espaço sagrado em sua casa. Ou, crie um momento terapêutico em casa: a luz de algumas velas, o mergulho em um banho quente. Ou, ainda, mergulhe em um bom livro.
Você há de transformar seu estado de espítito.
Minha adaptação livre, inspirado daqui: Apartment Therapy - Jackie Ashton
tornando o bed.jpeg
Victor and Adrienne's Hand-built Cabin in the Sky
Claire & Jeffrey's Kitchen: The Big Reveal
041613_wattle02_rect540
E então? São coisas simples que cada um de nós pode fazer. Eu pratico muitas dessas dicas e preciso acrescentar algumas; inclusive a do diário de gratidão ou simplesmente um pequeno diário de coisas que marcaram o dia. Martha Medeiros disse, numa palestra em minha cidade, que escreve pra se conhecer melhor. Isso já seria um pequeno começo, eu acho.  
E você? Valoriza e costuma aplicar algumas dessas dicas no seu dia a dia?
Deixe seu comentário, receba um abraço forte e volte sempre!

17 comentários:

  1. Que lindo texto e que linda imagens vc escolheu...me deu até um sossego!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou altamente visual Léia e uma imagem...uma fotografia...uma casa limpa e organizada(...mas com vida...)me provoca boas sensações .

      Excluir
  2. Oi Margarete,
    Dicas preciosas, concordo que o nosso lar reflete quem somos
    e tudo mais parabéns pela seleção de imagens!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O empenho empreendido, em si, já reflete um pouco do que somos não é Dalila? Beijos!

      Excluir
  3. OLà Margarete adorei as dicas, e algumas destas eu jà faço, como anotes de dormir, tento lembrar de uma coisa boa do dia,e penso no que fazer no dia seguinte para fazer feliz minha família.

    baci

    http://fifiacrocheta.blogspot.it/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna!
      Esse de anotar algo do dia começarei hoje mesmo num caderno que dorme no criado mudo. Muito legal que você já faz. Baci

      Excluir
  4. Me gustaron mucho esas dichos Margareta eso de anotar todos los días, es bueno para organizar lo que uno hará,,
    Cariños

    ResponderExcluir
  5. Algumas coisas são ótimas que nos sejam lembradas sempre não é Angélica? Ajuda a confirmar o que já sabemos. Cariños!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    que belas dicas para se ter um vida organizada e feliz. Nunca arrumo a cama de manhã, sou eu que acordo cedo, ensino marido mas ele sempre desaprende.
    hahah
    Bjos e tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anajá, não fazer certas coisas parece, a primeira vista, sem muito significado não é?. No entanto, cada ação tem sua parcela de contribuição no nosso dia, segundo o texto.
      Beijos e ótimo fim de semana pra você também.

      Excluir
  7. Olá Margarete,
    são preciosos estes 10 conselhos simples, mas que cumpridos fazem a diferença no dia-a-dia de cada um(a).Como já tenho uma boa caminhada em anos, pratico todas eles com muita animação.Ontem mesmo contemplava o luar crescente.Está um deslumbre.Veja hoje!

    Teu post desperta ótimas reflexões.
    Bom fim de semana.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazem mesmo Calu. Já conheci casa, onde o caos da desorganização na rotina da casa entrava também na vida das pessoas daquela casa.
      Que coisa boa contemplar o luar.
      Seguirei seu conselho, vou lá olhar...
      Bom fim de semana pra você também. Bjcas

      Excluir
  8. Procure curtir a viagem da vida,
    observando cada arbusto, cada riacho,
    beirais de estrada e
    tons verdes de paisagem.
    Preste atenção em cada ponto de parada,
    e fique atento ao apito da partida.
    E quando decidir descer na estação
    onde a esperança lhe acenou,
    não hesite.
    Desembarque nela os seus sonhos.
    De aquele abraço apertado nesse Dia Dos Pais ,
    Que espera você na última estação .
    Caso seu pai não esteja a sua espera
    muitos pais estão a espera dos filhos.
    De aquele abraço com um largo sorriso
    o importante é saber , que nesse Domingo
    esteja feliz seja como filha , filho
    ou pai.
    Um abraço e um beijo carinhoso.
    Que seja eterna nossa amizade.
    Caso gostar na postagem
    deixei um mimo para você.
    Evanir S Garcia.

    ResponderExcluir
  9. Que lindas imagens e adorei as dicas, principalmente sobre o diário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Vou guardar essa postagem para recorrer à ela, sempre que possível. Vou levá-la para a nossa reunião de família.
    A minha cama, eu arrumo quando acordo, desde criança. Também coloco tudo de volta no lugar de onde tirei. Ensino meus filhos uma técnica para não sobrecarregar outras pessoas, para não se escorarem nos outros,para vencer a desorganização. É assim: em todo ambiente que se está, quando for mudar de ambiente, parar e analisar, fazendo-se a seguinte pergunta: 'como estava esse lugar antes que eu o usasse, o que está diferente de quando cheguei? O que tirei do lugar? o que trouxe pra cá?' é infalível!

    Tenho um caderno onde pratico elogios. Ensinamentos da minha mãe, seicho-no-iê. No diário de elogios, listo várias pessoas, e vou escrevendo os elogios ao lado, mesmo o que acho que não está exteriorizado na pessoa, coloco lá. Acredito que na essência está, de alguma forma vai aflorar.

    Vou adotar o diário da gratidão. Já o faço mentalmente, principalmente quando faço a minha caminhada matinal.

    Amei a postagem, muito obrigada!

    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...