Responsável pela democratização do design e o conceito do direito de morar bem, o designer Marcelo Rosenbaum é responsável pelo desenho de produtos envolvidos com o fator sustentabilidade e também com o fator humano e chama atenção desde que passou a mostrar soluções em tempo recorde no "Lar Doce Lar", do programa Luciano Huck.
Estampado com a xilogravura de J. Borges -um de nossos maiores artistas populares, mestre na ilustração da literatura de cordel -“paisagem do agreste”, este armário, desenvolvido por Marcelo Rosenbaum, tem 1,5 m de altura, 45 cm de profundidade e 90 cm de comprimentofeitas, de pínus natural, 100% cultivadoOntem, o famoso Rosenbaum esteve em Criciúma e fui conhecer suas idéias mais de perto.
Ele é de uma simpatia e simplicidade cativante e abriu mão de ficar sobre o palco montado pra estar mais perto da grande platéia. Se apresentou como alguém ansioso mas, no decorrer da palestra, deu pra sentir que sua ansiedade é super produtiva e gira em torno de transformar idéias, gerando possibilidades e fluxo continuado de mudanças.
Falou do trabalho feito nas favelas e sua fala tem uma energia que brota da alma boa e transparente que notadamente é. Marcelo diz que o programa Lar Doce Lar fez seu nome ser conhecido de tal forma que onde vai, pensam que ele vai reformar casas. Mas seu grande projeto não é dar nada pronto, como no programa e sim, através do projeto AGT - A Gente Transforma ( Clicar sobre) - transformar pessoas e extrair delas mesmas, através da orientação no uso dos recursos próprios e das suas culturas, idéias renovadoras pra viver melhor e ter orgulho do que são, tirando o sustento pra si e pra suas famílias.
É um trabalho lindo, admirável e de força de vontade na preservação e valorização das culturas, das tradições e suas origens, onde técnicas são passadas de pais para filhos.
Lembrei do trabalho que é feito na área do agroturismo em Santa Catarina, que fiz um post, falando do projeto Turismo Rural (clicar sobre pra ler o post ), criado pela necessidade de manter os agricultores familiares em suas propriedades, diversificando as atividades e evitando a ida pra centros urbanos, muitas vezes aumentando suas dificuldades.
Na falta de opções de trabalho e renda para homens, jovens e mulheres nesses lugares, é necessário pensar em atividades que possam incrementar os potenciais locais.
A atividade organizada gera sustendo e auto estima à comunidades esquecidas como Várzea Queimada, no Piauí, lugar distante escolhido pra colocar o projeto A Gente Transforma em prática.
Há um patrimônio histórico e cultural do país a ser preservado e Marcelo Rosenbaum defende esse projeto com sua experiência, conhecimento, trabalho e influência buscando apoiadores e formadores de opinião pra que se espalhe e fique cada vez maior. Para isso, é que viaja dando palestras passando a informação do quanto é importante a aceitação e o consumo do que é feito com as mãos.
Com a importância que dá à espiritualidade, Rosenbaum tem, na sua equipe, o índio Kaká Werá. No final da estadia da equipe em Várzea Queimada, no Piauí, Kaká fez a dança circular da chuva que, depois de 8 meses sem chover, caiu com vigor. Mostrou vídeo lindíssimo da comunidade e equipe nos momentos da chuva.
É o universo conspirando a favor de uma boa causa!!!
Eu estava sentada bem atrás, mas consegui tirar algumas fotografias, que seguem:
As fotos e peças da exposição foram cenário da 33ª edição do São Paulo Fashion Week –Verão 2013, em São Paulo, durante o mês de julho de 2012.
A Coleção Toca é vendida na loja Historias na Garagem, das irmãs e arquitetas Lui Lo Pumo e Tina Moura. A ideia do espaço é expor e vender os trabalhos de artesãos e designers de todo o Brasil e também de outros continentes.
Segundo Rosenbaum, com a criatividade aguçada, os próprios artesãos foram criando muitas peças...
A acessibilidade do morar bem, ele emprega também à proximidade com as pessoas.
Tive a felicidade de conhecer, em 1999, o índio Kaká Werá ( Na foto, junto com meu irmão )
Vídeo SPFW - A GENTE TRANSFORMA - Marcelo Rosenbaum
Livro ENTRE EM BATER – Marcelo Rosenbaum - é uma imersão nas escolhas e no processo criativo na construção da sonhada casa do designer. O livro tem escrita e fotos lindas. Tenho na mesa da minha sala e super recomendo.
Livro A TERRA DOS MIL POVOS - Kaká Werá Jecupé, índio txucarramãe conta neste livro o que lhe contavam seus parentes - pais, avós, bisavós e os ancestrais de sua tribo, conservando a mesma fé. Livro que comprei, na época e que também recomendo.
Eu gosto muito do trabalho do designer Marcelo Rosenbaum. Morar bem com pouco é possível sim,precisamos treinar os olhos.Obrigada pela visita querida,seja sempre bem vinda,bjkas
ResponderExcluirSim Patrícia, a casa é o lugar onde devemos nos sentir acolhidos, por isso é bom que seja acessível pra muitos.
ExcluirMarcelo Rosenbaum valoriza nosso povo, nossa arte, nossa gente!
ResponderExcluirGostei de conhecer um pouquinho dele.
Marga, tenha um lindo domingo,
beijinhos,
Lígia e turminha
♥ˆ◡ˆ♥
Ele valoriza e emprega uma energia incrível pra que essa valorização do feito à mão se espalhe, e de uma forma cativante. Beijos e ótimo domingo pra você também Lígia.
ExcluirOlá, bom dia , ótima idéia do post, adorooooooooo!!!!~lindo seu blog menina
ResponderExcluirbj
Valeria
Oi Valéria! Obrigada pela visita e pelo comentário. Seja bem vinda e volte sempre. Bjss
ExcluirAdorei o post, e vc sabe que adoro seu estilo, colorido, despojado, alegre, criativo...enfim gosto de verdade!!! O Marcelo é bom d+++, pena que na TV tiraram um pouco desta essência criativa dele, mas deve ser por causa dos contratos com os patrocinadores, claro. Mas adorei, bjos no S2
ResponderExcluirPois é Deby, não dá pra saber por que algumas mudanças ocorrem, mas ele é super simples e uma pessoa carismática. Beijo carinhoso!!!
Excluir