“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PALESTRA COM MARCELO ROSENBAUM

Responsável pela democratização do design e o conceito do direito de  morar bem, o designer Marcelo Rosenbaum é responsável pelo desenho de produtos envolvidos com o fator sustentabilidade e também com o fator humano e chama atenção desde que passou a mostrar soluções em tempo recorde  no "Lar Doce Lar", do programa Luciano Huck.
Estampado com a xilogravura de J. Borges -um de nossos maiores artistas populares, mestre na ilustração da literatura de cordel  -“paisagem do agreste”, este armário, desenvolvido por Marcelo Rosenbaum, tem 1,5 m de altura, 45 cm de profundidade e 90 cm de comprimentofeitas, de pínus natural, 100% cultivado
Banco de Corda na cor laranja caju, criado por Marcelo Rosenbaum, tem 1,95 m de comprimento, 75 cm de largura e 35 cm de altura

A linha Caruaru, venda exclusiva da Micasa, permite que o cliente escolha a disposição dos módulos na estante.

Ontem, o famoso Rosenbaum esteve em Criciúma e fui conhecer suas idéias mais de perto.
Ele é de uma simpatia e simplicidade cativante e abriu mão de ficar sobre o palco montado pra estar mais perto da grande platéia. Se apresentou como alguém ansioso mas, no decorrer da palestra, deu pra sentir que sua ansiedade é super produtiva e gira em torno de  transformar idéias,  gerando possibilidades e fluxo continuado de mudanças.
Falou do trabalho feito nas favelas e sua fala tem uma energia que brota da alma boa e transparente que notadamente é. Marcelo diz que o programa Lar Doce Lar fez seu nome ser conhecido de tal forma que onde vai, pensam que ele vai reformar casas. Mas seu grande projeto não é dar nada pronto, como no programa e sim, através do projeto AGT - A Gente Transforma ( Clicar sobre) -  transformar pessoas e extrair delas mesmas, através da orientação no uso dos  recursos próprios e das suas culturas, idéias renovadoras pra viver melhor e ter orgulho do que são, tirando o sustento pra si e pra suas famílias.
É um trabalho lindo, admirável e de força de vontade na preservação e valorização das culturas, das tradições e suas origens, onde  técnicas são passadas de pais para filhos.

Lembrei do trabalho que é feito na área do agroturismo em Santa Catarina, que fiz um post, falando do projeto Turismo Rural   (clicar sobre pra ler o post ), criado pela necessidade de manter os agricultores familiares em suas propriedades, diversificando as atividades e evitando a ida  pra centros urbanos, muitas vezes aumentando suas dificuldades.

Na falta de opções de trabalho e renda para homens, jovens e mulheres nesses lugares, é necessário pensar em atividades que possam incrementar os potenciais locais.
A atividade organizada gera sustendo e auto estima à comunidades esquecidas como Várzea Queimada, no Piauí,  lugar distante escolhido pra colocar o projeto  A Gente Transforma em prática.

Há um patrimônio histórico e cultural do país a ser preservado e  Marcelo Rosenbaum  defende esse projeto com sua experiência, conhecimento, trabalho e influência buscando apoiadores e formadores de opinião pra que  se espalhe e fique cada vez maior. Para isso, é que viaja dando palestras passando a informação do quanto é importante a aceitação e o consumo do que é feito com as mãos.

Com a importância que dá à espiritualidade, Rosenbaum tem, na sua equipe, o índio Kaká Werá.  No final da estadia da equipe em Várzea Queimada, no Piauí, Kaká fez a dança circular da chuva  que, depois de 8 meses sem chover, caiu com vigor. Mostrou vídeo lindíssimo da comunidade e equipe nos momentos da chuva.

É o universo conspirando a favor de uma boa causa!!!

Eu estava sentada bem atrás, mas consegui tirar algumas fotografias, que seguem:







As fotos e peças da exposição foram cenário da 33ª edição do São Paulo Fashion Week –Verão 2013, em São Paulo, durante o mês de julho de 2012. 

A Coleção Toca é vendida na loja Historias na Garagem, das irmãs e arquitetas Lui Lo Pumo e Tina Moura. A ideia do espaço é expor e vender os trabalhos de artesãos e designers de todo o Brasil e também de outros continentes.


Segundo Rosenbaum, com a criatividade aguçada, os próprios artesãos foram criando muitas peças...

A acessibilidade do morar bem, ele emprega também à proximidade com as pessoas.

Tive a felicidade de conhecer, em 1999, o índio Kaká Werá ( Na foto, junto com meu irmão )

Vídeo SPFW - A GENTE TRANSFORMA - Marcelo Rosenbaum

 Livro ENTRE EM BATER – Marcelo Rosenbaum -  é  uma imersão nas escolhas  e no processo criativo na construção da  sonhada casa do designer. O livro tem  escrita e fotos lindas. Tenho na mesa da minha sala e super recomendo.

Capa Livro A TERRA DOS MIL POVOS -  Kaká Werá Jecupé, índio txucarramãe conta neste livro o que lhe contavam seus parentes - pais, avós, bisavós e os ancestrais de sua tribo, conservando a mesma fé. Livro que comprei, na época e que também recomendo.

8 comentários:

  1. Eu gosto muito do trabalho do designer Marcelo Rosenbaum. Morar bem com pouco é possível sim,precisamos treinar os olhos.Obrigada pela visita querida,seja sempre bem vinda,bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Patrícia, a casa é o lugar onde devemos nos sentir acolhidos, por isso é bom que seja acessível pra muitos.

      Excluir
  2. Marcelo Rosenbaum valoriza nosso povo, nossa arte, nossa gente!

    Gostei de conhecer um pouquinho dele.

    Marga, tenha um lindo domingo,

    beijinhos,

    Lígia e turminha
    ♥ˆ◡ˆ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele valoriza e emprega uma energia incrível pra que essa valorização do feito à mão se espalhe, e de uma forma cativante. Beijos e ótimo domingo pra você também Lígia.

      Excluir
  3. Olá, bom dia , ótima idéia do post, adorooooooooo!!!!~lindo seu blog menina
    bj
    Valeria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria! Obrigada pela visita e pelo comentário. Seja bem vinda e volte sempre. Bjss

      Excluir
  4. Adorei o post, e vc sabe que adoro seu estilo, colorido, despojado, alegre, criativo...enfim gosto de verdade!!! O Marcelo é bom d+++, pena que na TV tiraram um pouco desta essência criativa dele, mas deve ser por causa dos contratos com os patrocinadores, claro. Mas adorei, bjos no S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Deby, não dá pra saber por que algumas mudanças ocorrem, mas ele é super simples e uma pessoa carismática. Beijo carinhoso!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...