“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


sexta-feira, 19 de abril de 2013

BONSAI - O DESAFIO DE TER UM

No post anterior, mostrei o bonsai que meu filho ganhou no aniversário, já que desejou se desafiar a cuidar de um. 
Acho lindo, meio exótico, e também fiquei instigada a saber como cuidar direito e então fiz um estudo na internet, que coloco aqui pra quem se interessar também.


Esse foi o presente

Bonsai reflete o sentido tradicional da estética japonesa de expressar a grandiosidade da natureza em uma pequena planta em vaso. 
Bonsai - Acer Palmatum, de Walter Pall-thumb-600x586-34215.jpg
Bonsai Acer Palmatum, de Walter Pall

Bonsai em Flor (Azaléa), por Wolfgang Putz.jpg
Bonsai em Flor (Azaléa), por Wolfgang Putz

O bonsai está no imaginário de muitos de nós quando voltamos nossas percepções ao oriente, principalmente Japão e China. Mais que a pura e simples tradução livre como "arte em vaso" (a tradução literal do ideograma japonês bonsai é: plantado em uma bandeja) o Bonsai é uma prática, uma concepção artística que envolve ação, coração, mente e cultura. Uma forma de arte nada imediatista que pode levar seus praticantes a um tipo de paz interior que nenhuma outra expressão artística ou cultural conseguiria. Afinal, trabalha-se com a natureza em proporções físicas diminuídas, mas sem fazer com que sua beleza e vitalidade sejam menos admiráveis.

Obviamente o começo neste mundo do bonsai não vai muito além do passatempo, e seu cultivo só adquire caráter mais sério em alguns poucos praticantes. Contudo, existe um mito a ser superado, um mito que reza que o bonsai é algo feito exclusivamente para orientais ou gênios especialistas e que sua prática é algo muitíssimo complicado, praticamente impossível. Superado este mito, não se deve carregar de exigências seus primeiros passos nesta prática magnífica, mas sim procurar segui-la de maneira vagarosa e correta para que alcance o sucesso de forma ponderada e segura; disto resultará a solidificação desta paixão, invariavelmente.


Afim desta superação, seguem cinco preocupações iniciais - gerais e básicas - que irão fazer ruir em suas mentes o mito bonsai:


1 - O primeiro passo é adquirir um bonsai pronto ou um pré-bonsai, que é uma muda com potencial para tornar-se bonsai. Aqui recomenda-se extremo cuidado para que não se leve para casa mudas simples com caule engrossado. Você pode adquirir em lojas especializadas, se tiver sorte e morar em uma cidade que possua tais lojas, ou mesmo em supermercados, o que é mais perigoso, pois em geral eles vendem apenas mudas sem qualquer preocupação. Podem também recorrer às lojas virtuais, das quais recomendo efusivamente a Ideal Bonsai ou a Bonsai Kai, ambas lojas brasileiras sérias, que possuem acervo vasto, vendido sem o intuito de enganar os clientes.


2 - Antes de começar a cuidar do bonsai é necessário que se preste grande atenção em duas palavras-chave fundamentais para a saúde e evolução destas pequenas árvores: Água e Sol. Um bonsai precisa de, no mínimo, duas horas de sol direto em suas folhas - evidentemente cada espécie tem suas exigências específicas, mas isto é um ponto posterior a ser esclarecido com pesquisas - e esta quantidade mínima torna difícil, mas não impossível, seu cultivo dentro de casa. Quanto à rega, deve ser feita com com água limpa uma vez por dia em dias de clima normal, duas vezes por dia em dias muito quentes e uma vez a cada dois dias em dias frios - a dica aqui é regar sempre que o substrato (terra) estiver seco.

FOTO_BONSAI_5a.jpg

3 - Tendo bem fixados os pontos do item 2 deste pequeno guia, é hora de nos atermos à questão da adubação, pois ela irá repor os sais nutritivos consumidos pela planta que está vivendo num local de terra escassa e que tende a ter seus recursos esgotados num período não muito grande de tempo. A adubação é uma prática que deve ser feita com extrema cautela e com orientação prévia adquirida junto a especialistas ou mesmo através de pesquisas bem feitas em locais confiáveis. Este é um ponto que não dá para ser generalizado e é muito melhor que se pesquise sobre cada espécie isoladamente. Os especialistas da Bonsai Kai dizem sobre os nutrientes: "Os principais nutrientes ou adubos existentes no solo e usados pelas plantas são divididos em dois grupos: os macronutrientes exigidos constantemente pelas plantas, como N – Nitrogênio (Crescimento da parte Aérea, enfolhamento),
P – Fósforo (Floração e Frutificação), K – Potássio (Crescimento das raízes e resistência contra pragas e doenças), Mg – Magnésio (Composição da Clorofila e Ativador de enzimas, S – Enxofre (Síntese da Clorofila e absorção do CO2), Ca – Cálcio (Crescimento das raízes e fecundação). E os micronutrientes exigidos em pouca quantidade, como Cl – Cloro (Decomposição da água na fotossíntese), Cu – Cobre (Respiração e síntese da clorofila), Co – Cobalto (Absorção do Nitrogênio na fixação simbiótica), B – Boro (Desenvolvimento de Raízes, frutos e sementes), Mn – Manganês (Absorção do CO2 na fotossíntese), Mo – Molibdênio (Fixação do nitrogênio), Zn – Zinco (Produção e Maturação de Sementes), Fe - Ferro (Respiração, síntese da Clorofila e fixação do nitrogênio) e muitos outros".


tesoura-de-poda-bonsai.jpg
Tesoura de poda
4 - A poda é outro fator extremamente importante para o bonsai, pois influencia na estética do mesmo - afinal é através dela que se modela a planta de acordo com regras e/ou com o gosto pessoal do cultivador. Ela deve ser feita sempre que surgirem galhos e ramos que fujam da silhueta do bonsai, para garantir harmonia na forma ao mesmo tempo em que faz com que a copa da árvore fique mais cheia por estimular a brotação de folhas e novos galhos. Usando uma tesoura bem afiada, faça a poda com a imagem de uma mini-árvore em mente e não terá problemas em acostumar-se a podar e fazer desta uma das práticas mais prazerosas da "arte no vaso". Devem ser retirados folhas, ramos, galhos concorrentes e brotos.

154114_182493788427971_3941112_n.jpg
Raíz mostrando a urgência de transplante e poda.

5 - A troca de terra é um passo que infelizmente é necessário e muito importante. Ela se faz necessária, em geral, a cada dois anos. Podendo ser recomendada anualmente ou até mesmo a cada cinco anos para algumas espécies e alguns tamanhos de vasos. No momento da troca de terra é que se fará a poda das raízes, para "descongestionar" o espaço preenchido pelo crescimento das mesmas. Este é outro ponto a ser feito somente após alguma pesquisa mais detalhada sobre o assunto.

Mel_Ikeda_Bonsai_by_AndySerrano.jpg
Foto por Mel Ikeda, bonsai por Andy Serrano
Estas são generalidades que visam o início da prática, com o tempo a paixão pela arte se desenvolve e as pesquisas se intensificam em busca das particularidades de cada espécie. É o momento em que o curioso passa a cultivador e onde se introduzirão novos interesses e técnicas como engrossamento de troncos e obtenção de mudas, dentre outras. Há de se garantir que tudo isto será um mundo novo na vida de quem quer que seja, e a paz interior é o resultado do aprofundamento nesta arte milenar e maravilhosa. Ser mestre nesta arte, assim como em qualquer outra, é para alguns poucos. Porém, praticá-la num nível que traga realização pessoal e orgulho suficientes está ao alcance de quase todos! Fica o convite para um mergulho neste mundo específico e repleto de fantasias e imaginação. 
Artigo da autoria de Sandro Marcos.


Black_Hills_Spruce_bonsai_forest_planting,_July_13,_2008.jpg
Floresta bonsai

ESCULTURAS EM FORMATO BONSAI


O artista japonês Takanori Aiba é ilustrador e arquiteto. Mas decidiu juntar suas duas paixões numa arte curiosa e extremamente original. Ele cria universos minúsculos e incrivelmente detalhados, usando papel, plástico, gesso, resina acrílica, tinta e outros materiais.
Aiba constrói verdadeiras comunidades em miniatura, tendo como base as formas e o estilo das clássicas árvores bonsai. Confira aqui a originalidade do artista.
7_Aiba_Hawaiian-Pineapple-Resort_view5.jpg

1_Aiba_Bonsai-A_view11.jpg

2_Aiba_Bonsai-B_view11.jpg
Artigo da autoria de Rejane Borges.
Não são lindos e exóticos? E então...despertou sua vontade  ou você já teve um? Me conte...

20 comentários:

  1. Ganhei um (romã) cuidava como se fosse a minha alimentação, fiz até um curso online na época, cinco anos de amor puro, viajei, pra Europa e quando voltei, ele estava morto, foi difícil pra mim, nunca mais tive a coragem de cultivar outro, mas depois desse post seu me encorajou, vou adqirir outro, bjus

    ResponderExcluir
  2. Puxa Beth, que pena que perdeu, mas que legal que você já tem o conhecimento adquirido nesses anos de cultivo do seu. Que bom que o post te encorajou a ter outro. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ola querida Margarete
    Nunca tive um,acho maravilhos,muito bom estes esclarecimentos.
    Desejo que o do seu filho siga enfrente,amiga desejo um maravilhoso
    final de semana para voçe e os seus,beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia!
      Meu filho falou que às vezes esquece que tem um ser vivo para dar água todos os dias, mas aos poucos ele está se autodisciplinando com os cuidados.
      Um final de semana maravilhoso pra você também. Beijos!

      Excluir
  4. Oi Margarete,
    Eu gosto muito e até tive um há uns cinco anos atrás... Ele morreu e eu senti muito!
    Depois desse post me deu vontade de tentar outra vez!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalila, que bom que esse post tenha inspirado você a querer ter um novo. Beijos!

      Excluir
  5. Hola Margareta yo tengo un Bosnia y no lo cuide mucho y se estaba muriendo hasta que empeze a estudiar un poco de ellos y veo que es todo un arte ,,, buen post me sirve mucho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse bem Angélica; é mesmo uma arte. Que bom que o post tenha servido de boa informação pra você. Beijos!

      Excluir
  6. Já tive alguns e gostei muito. Acho lindo.
    Bom fim de semana e beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tive antes Lena mas acho que vale a pena ter um, principalmente pra quem adora plantas em geral. Beijos e ótima semana pra você também.

      Excluir
  7. Eu não levo muito jeito com plantas então nunca me senti encorajada a adquirir um. Desejo boa sorte a vc com sua nova plantinha.Bjs e bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizabeth!
      Eu também estou desejando muito boa sorte ao meu filho com seu bonsai, já que o desafio é dele...rs. Beijos!

      Excluir
  8. Oi, Margarete

    Acho lindo demais o Bonsai, já tive 2 , mas não soube cuidar deles e eles morreram. Que legal seu post , bem explicativo. Adorei seu blog e já virei seguidora.

    bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha chegado até aqui e gostado do Blog, Sheyla. Bonsais precisam de água diariamente. Vamos ver se meu filho cuidará direitinho. Beijos!

      Excluir
  9. Sim, amiga! É mesmo esse filme!
    Vou renovando os bonsais. Tento que sobrevivam, mas nem sempre consigo.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, quero rever o filme Julie & Julia, Nina. Boa lembrança.
      Pois é, não podemos esquecer que Bonsai precisa de água diariamente. Bom domingo a você também.

      Excluir
  10. Ola querida
    Obrigada pelo carinho.Ca na minha vila n tem pilates,mas tem yoga,aculputura e fisio.Vou voltar para yoga,quarta vou ver se tem vaga,é a 5 minutos de minha casa.Meu problema é ciatico direito que deslocou e desgastou,provocando um inicio de escoliose e quando ataca tenho dores no pescoçoe na perna até o pé do lado direito,é muito desconfortavel,sem falar que a umidade e frio por cá faz piorar a situação,mas um motivo que desejo o sol.Mas desta vez magoei-me com uma cesta pesada de roupas,senti deslocar no quadril , n tinha posição para dormi,depois de uma semana com antiflamatorio,estou melhor.O Ciatico tenho que aprender a conviver com ele.Amiga,tenha um lindo Domingo junto com os seus,beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia querida, esses são bons motivos pra você dedicar um tempo pra cuidar da saúde, ainda mais com o frio duradouro de onde você mora né? Yoga é tudo de bom também e ótimo que é pertinho da sua casa. Difícil é começar, mas depois que os benefícios começam a ficar evidentes, não dá mais pra parar. Beijos e uma semana tranquila pra você.

      Excluir
  11. Margarete,

    eu não 'daria conta do recado', como se diz. é um exercício de paciência. será que ajudaria a domar meu gênio indomável? duvido rs

    é uma arte, exige mais que paciência. é devoção.
    sempre admirei a prática de bonsai, mas nunca havia pesquisado. olha essas esculturas? feitsa com a alma, não há outra explicação!

    Menina, obrigada pelos links que enviaste. eu deveria ter colocado alguns no meu post, enriqueceria. mas cometi um equívoco. a música é de Celso Viáfora. Nilson Chaves a interpreta. talvez eu deva incluir um adendo no meu post, o que achas?

    Também assisti o outro vídeo,o das borboletas. ainda tem muita coisa boa, disponível na net, né?!
    obrigada pelas dicas com a macrofotografia. essa da lupa é curiosa, vou tentar.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia!
      Tem sim uma infinidade de coisas boas e também ruins na internet. o importante é saber escolher.
      Sobre a retificação do cantor, acho que é válido.A voz desse cantor lembra a do Chico Buarque.
      Um beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...