Pessoas com identidade própria têm uma luz especial e, de alguma forma, dão o recado do que são: pode ser através das roupas que vestem, das falas originais, do brilho nos olhos e da dedicação com que se entregam às coisas com as quais se identificam.
Frida Kahlo dizia ter nascido junto com o México moderno. Tinha uma personalidade única, com grande sentimento de independência e de rebeldia contra os valores morais e sociais, movida pela paixão e pela sensualidade.
Se, enquanto lê esse post, quiser ouvir a bela música ILUSION com as grandes interpretações de Marisa Monte e da mexicana Julieta Venegas - Ilusion -legendado -HD, clique abaixo:
Muitas mulheres numa só!!!! ( 1907 – 1954)
Frida Kahlo teve uma vida sofrida por circunstâncias trágicas e outros agravantes em várias fases de sua vida.
Quando, na juventude, ficou presa a uma cama por consequência de um grave acidente que comprometeu sua coluna e seu ventre, sua mãe lhe deu tintas e pincéis e a pintura passou a ser a maior forma de expressão da dor, das sensações, das paixões e dos pensamentos da grande pintora Frida Kahlo, cujo nome completo era Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón ( 1907 - 1954).
Além de suas pinturas marcantes, sua figura também tinha uma marca forte. Usava tranças e flores enormes em seu cabelo e uma superabundância de colares grandes, batons vivos; mantinha sobrancelhas largas e quase unidas, além dos pêlos acima da boca. Incorporando seus sonhos e pesadelos, ela imortalizou cada detalhe de seu estilo exuberante e elegância rústica em uma série de auto-retratos, influenciando ainda hoje, muitas campanhas de moda ( clicar sobre).
Com escolhas personalizadas, em vez de vestir os modelos mais recentes da Europa, Frida Kahlo obtinha tecidos exóticos da China, a renda da Europa, e adereços coloridas do seu México natal. Entregava os materiais para uma costureira, que sob orientação da cliente especial, fazia uma combinação das roupas tradicionais mexicanas com as solicitações inventivas de Frida.
Sua casa não fugia a imaginação criativa. Nela há uma riqueza do jeito de Frida Kahlo viver.
Assim como nas roupas, havia cores contrastantes na casa.
Na minha lista de viagens peculiares e grandes sonhos a realizar, está o de conhecer a Casa Azul de Frida, no México.

Casa onde nasceu Frida Kahlo, transformada em Museu
Transformou a dor e o sofrimento em insight criativo, humor e beleza.
Frases marcantes de Frida Kahlo:
1 - " Pinto a mim mesma, porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor. "
2 - " Bebo para afogar as mágoas, mas as danadas aprenderam a nadar "
3 - " Sinto-me mal e ficarei pior,mas vou aprendendo a estar sozinha e isso já é uma vantagem e um pequeno triunfo "
Verde - boa luz quente
Magenta - asteca. Sangue TLAPALI antigo de pêra espinhosa, a mais brilhante e mais antiga
Amarelo - loucura, doença, medo. Parte do sol e da alegria
Azul Cobalto - electricidade e pureza, amor
Vídeo com obras de Frida Kahlo e música de Eddie Vedder.
Uma boa maneira de conhecer tudo o que foi a vida da grande artista é assistindo o filme FRIDA, com a grande atriz Salma Hayek. Abaixo, trailer do filme.
E você? Gostaria de conhecer mais de perto a casa dessa artista peculiar?