“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

RAÍZES E ASAS

Vídeo música Barcelona 16 - Paula Toller para o filho, quando foi morar em Barcelona
" Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver ”.
Amyr Klink


Depois da volta, há alguns meses, do filho do meio, que ficou um ano estudando e estagiando na Alemanha e depois do retorno à casa do  filho mais velho, após dois anos trabalhando e indo pra longe em missão de trabalho; despedi, há algumas semanas, o filho mais novo, para um ano na universidade da Holanda. 
Posso dizer que já estou um pouco mais " treinada" em despedir filho, mas cada despedida é única, de um ser especial pela forma em que cada um marca sua presença e faz falta, como detalhei no post  A Marca de Cada Filho (clique sobre, se quiser ler..)
Quando entrei na loja linda e cheirosa de uma amiga querida, me deparei com a frase acima que me chamou a atenção. Certamente, ela não é nova e muitos a conhecem, mas gosto de marcar fases da vida com muitas fotografias numa parede da sala e é lá que foi morar a frase que trouxe debaixo do braço. 
O significado da frase é muito profundo. Estou  vivenciando isso e a saudade faz parte do pacote. 
Nosso lar é o ponto de encontro, a árvore onde nossos pássaros vêm pousar de tempos em tempos.


Lembrei da recomendação da avó da blogueira e dona de uma arte linda mariacininha, ao despedir a neta para a vida fora do seu alcance. “ Vá com Deus, mas não se esqueça que o demônio tem força”.

A mente move a matéria - Lema da Technische Universiteit Eindhoven — Holanda

De longe, posso emitir boas energias e até mentalizar uma aura de proteção aos meus filhos, para que coisas ou pessoas ruins não tenham acesso a eles, mas não posso impedir que vivam e se responsabilizem por suas escolhas.
Saber que são pessoas ajuizadas, do bem, que prestam atenção por ande andam e que vão tirando as pedras do caminho com força de vontade e dedicação é o elixir que me tranquiliza e me faz entender que a caminhada é individual e os ganhos e perdas do caminho é o que cada um constrói, escrevendo suas próprias histórias.


Aproveito para deixar um lindo texto, de autor desconhecido,  que reflete muito bem tudo isso.

Filhos são do mundo

Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos.

Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga.

E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.

Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo!

Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo!
Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.

E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice?
Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!

Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os fllhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles. Santo anjo do Senhor...

É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós !!!
"A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver " - Autor desconhecido )
 Vídeo - Maria Rita - Encontros e despedidas

Que o mundo esteja repleto de gente capaz de ser...e de ajudar o outro a ser feliz, realizando idéias e sonhos... perto ou longe.

42 comentários:

  1. Como sempre seus posts de familia emociona-me.
    Fico a pensar quando chegar a minha hora de meu João voar.Lindo texto,lindo post,voce é fantastica.
    Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, enquanto seu João cresce, você também vai crescendo e, se ele quiser voar para longe, será difícil, mas também haverá um sentimento bom de ter compreendido o que é criar um ser livre para escolher entre ir ou ficar, sem pressão para satisfazer nossas próprias vontades.
      Obrigada e um beijo carinhoso!

      Excluir
  2. Lindíssima postagem, sentimentos, canções, relatos.
    Amei o texto de Amir Klink e amo, amo muito essa frase.

    Asas e raízes para nós, para eles, para quem for de bem :)

    Que haja mais empatia, simpatia, amizade entre as pessoas \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Tina. Que tenhamos mais seres felizes nesse mundo e que sejamos iluminadas pra saber como contribuir pra isso.
      Obrigada e Beijos com carinho!

      Excluir
  3. Que texto mais lindo. E gostei da frase "Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas" Fez-me pensar. Muitos parabéns pelo post.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lena, dar raízes e motivo para voltar e dar asas e coragem para voar é um exercício que começa lá quando saem de nosso ventre.
      Muito obrigada e beijo com afeto!

      Excluir
  4. Margarete que post lindo. Família, filhos( lindos!!), liberdade, viagens, música..tudo numa melodia perfeita nesse texto. Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sandra!Todas essas coisas envolve muita vida e amor.
      Beijos com carinho!

      Excluir
  5. Não conhecia a frase... gostei.
    Que bela postagem! também não conhecia o texto de Amyr Klink, muito bom!

    Meu filho mais velho já não mora comigo, há uns 5 anos, e nunca me acostumei.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já tem um filho que saiu de casa há cinco anos Lia???
      Amor e saudade caminham de mãos dadas sempre né?
      Beijo com carinho!

      Excluir
  6. Que barato o nosso garoto aproveitando as asas saudáveis e cheias de energia para grandes e importantes voos. Gostei do post! Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é cunhada querida. Chegou a vez do nosso garoto também abrir as asas e levantar vôo. E chegará a hora da nossa Juliana amada também.
      Beijos com amor.

      Excluir
  7. Obrigada pela visita Carmen. Você é muito bem vindo. Vou lá conhecer seu blog. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Marga, já te falei que adoro o teu jeito de escrever, e quando se trata de família e sentimentos diversos, me deixa mais apaixonada ainda! hehe
    Com uns pais como vocês, o Deco não teria outra opção senão a de seguir pelos melhores caminhos e se tornar um menino mais que querido...especial. E por isso que deixa muita saudade!
    Entendo bem isso por também estar vivenciando essa distância. Mas, desejo que o melhor aconteça na vida do Deco e que ele saiba aproveitar as oportunidades que surgem na vida dele, pelos próprios méritos.
    As vezes a saudade é grande demais, e é nessas horas que percebo a falta que faz ter o Dequinho aqui perto de mim! :)
    Beijão Marga!! Saudades!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras carinhosas Marcela querida!
      Como é bom que meu Deco tenha um dia cruzado contigo e estejam vivendo uma história de amor tão tranquila e bonita.
      O tempo há de passar amadurecendo e fortalecendo muitas coisas.
      Beijão e abraço daquele bem apertado que sabes dar e que adoro!!!

      Excluir
  9. Olá, Margarete!
    Foi bom encontrá-la no Vida & Plenitude...
    Vim por aqui conhecê-la mais e gostei do seu post... É isso mesmo, filhos são presentes, mas precisam voar livremente... O ninho dos pais é um lugarzinho gostoso pra retornar e reviver lindos momentos! Isso porque cativamos o Amor, Carinho e Respeito, não é mesmo?! O coração de Mãe sente bastante saudade/emoção!!!

    Beijos e Um Bom Dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom que tenha vindo me visitar Anete.
      Sim, o coração cheio de amor dos que ficam e deles também se enchem de saudade com mistura de alegria pela oportunidade. Beijo e volte sempre!

      Excluir
  10. Ola querida Margarete,passo para te deixar um beijinho

    ResponderExcluir
  11. Yοu reаlly make it appear so easу аlong with уour preѕеntation but I to find this
    matter tο be actuallу onе thing that I fееl I'd never understand. It sort of feels too complicated and extremely large for me. I'm having a lοok аhead to your nеxt publіsh, I'll try to get the dangle of it!

    Also visit my web-site - www.vaccineeducationonline.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi " Anônimo"! Não consegui entrar no seu blog. Sim, é complicado pela dualidade de sentimentos. Quando amamos muito, no fundo queremos ter sempre o ser amado por perto, mas não é em nós que precisamos pensar, por isso é difícil. Veja outro texto " Filhos, a gente cria para o mundo" e um abraço! http://escolhasaguiar.blogspot.com.br/2012/05/filhos-gente-cria-para-o-mundo-anos.html

      Excluir
  12. An intriguing discuѕsion is worth comment.
    I dо believe thаt you should publish moгe on thiѕ issue, it
    mаy not be a tаboo subject but uѕually pеople don't speak about such issues. To the next! Many thanks!!

    Also visit my homepage ... broken Link checker

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "anônimo"!
      Que pena, não consigo acessar sua homepage.
      Veja outros textos que fiz sobre filhos aqui: " Filhos a gente cria para o Mundo" http://escolhasaguiar.blogspot.com.br/2012/05/filhos-gente-cria-para-o-mundo-anos.html

      E aqui: "A Marca de Cada Filho ": http://escolhasaguiar.blogspot.com.br/2012/07/a-marca-de-cada-filho-aqui-nao-ha.html

      Um abraço e volte sempre!

      Excluir
  13. Hellο my fгiend! I want to sау thаt this post is awesome, gгeat wrіtten and include арpгoхimatеly all vitаl infoѕ.
    Ӏ'd like to see extra posts like this .

    Here is my weblog 1 Day Car Insurance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada!
      Não é possível entrar nos blogs. Acredito que por algum problema no Blogger. Tentarei descobrir como resolver isso. Um abraço e volte sempre!

      Excluir
  14. Hi therе everyοne, it's my first pay a quick visit at this website, and article is in fact fruitful in favor of me, keep up posting these types of content.

    Feel free to visit my web page - http://6monthscarinsurance.co.uk/one-to-28-days-car-insurance.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que o post seja proveitoso pra você. Tentarei entrar no seu blog, mas o blogger está apresentando problemas para acessar. Um abraço e volte sempre!

      Excluir
  15. Thesе аrе truly іmpreѕsіvе ideаs in concеrning blogging.
    You have touchеd ѕome good factοrѕ hеге.
    Any way κeep up wrіnting.

    Feel frеe to viѕit my web pаge http://allthingsreality.com/?q=node/34187

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado do blog e das postagens. Pena que está entrando como anônimo. Deve ser problema no blogger. Um abraço e volte sempre!

      Excluir
  16. І am genuіnely grateful to the holԁег оf thіs site ωho has ѕhагeԁ
    this enormous paragгaph at at thіs time.


    Feеl frее to vіѕіt my ωeb-sіtе :: one day car insurance

    ResponderExcluir
  17. It's nearly impossible to find educated people for this subject, however, you sound like you know what you're
    tаlking about! Thanks

    my site - http://onanie.dyndns.org/xoops/userinfo.php?uid=586

    ResponderExcluir
  18. Ρrettу! This was an incгediblу wondeгful post.

    Many thаnks for ρroνiding this info.

    Μy blog cheapest one day car insurance cover

    ResponderExcluir
  19. Hi to all, sіnce I am actuallу еager of reading this blog's post to be updated daily. It contains good data.

    Visit my webpage :: http://6monthscarinsurance.co.Uk/One-to-28-days-car-insurance.html

    ResponderExcluir
  20. Thiѕ іs a tоpiс that is closе to my heart.
    .. Thank you! Where aгe your contact details though?


    Μу wеb page http://www.assistedlivingconsumers.org/author/EmanuelCr

    ResponderExcluir
  21. Greetings! This is my fіrst visit to уоur blog!
    We аre a group of volunteerѕ and ѕtarting а nеw initіаtiѵe іn a communitу іn
    thе same nіchе. Your blog pгovidеd us useful infoгmation
    to worκ on. You hаve done a marvellous job!


    Look at my webpage; Www.Kakaay.com

    ResponderExcluir
  22. I bеlieve that is onе of the such a lоt important information for me.
    And i am glaԁ reading your article. But wanna cοmmentary on few normаl thingѕ, The
    webѕite tastе is iԁeal, the aгticlеs is tгuly great :
    D. Gοod proсess, сheers

    my wеb-sitе - one day car insurance

    ResponderExcluir
  23. It's enormous that you are getting ideas from this paragraph as well as from our discussion made here.

    my web-site ... internetsensation.com

    ResponderExcluir
  24. What's up it's me, I аm аlso vіsiting thіs ωebѕite regularly, this sіte is gеnuinеlу
    gooԁ and the peοplе аrе
    aсtually sharing fastidiоus thοughts.



    Also visit my webpage vpn service

    ResponderExcluir
  25. Your stylе is so unique in compaгiѕοn to other fοlks I've read stuff from. I appreciate you for posting when you have the opportunity, Guess I will just book mark this blog.

    Stop by my blog post: virtual private network

    ResponderExcluir
  26. Hi, јuѕt wanted to mention, I liked thіs artіclе.
    It wаs inspiring. Keep on pоsting!

    mу weblog :: Seo Tools

    ResponderExcluir
  27. Thiѕ аrticlе ωill assіѕt thе intеrnet visitors for creatіng new ωеb site
    or even a blog fгοm start to
    end.

    Ϻy wеbѕіte ond day car insurance

    ResponderExcluir
  28. I like lookіng through an article thаt wіll maκе people thіnk.
    Also, manу thаnks for permitting me tо comment!


    Have a look at my webpage: beѕt keyworԁ research tool **

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...