Meus pais acreditavam no ditado " Mente vazia, Oficina do diabo" e, para serem coerentes com o que acreditavam, protegiam seus seis filhos do suposto perigo do ócio, não deixando nenhum sem a devida ocupação do tempo. Então, cada um dos filhos levantava pela manhã já sabendo qual era sua função do dia. Quando não era na manutenção da casa ou jardim, era na Marcenaria, que ficava ao lado da nossa casa. Não sei se por esse contato dentro da Marcenaria ou por um gosto natural que se manifestava, desde cedo eu gostava de olhar para as pequenas sobras de madeira ou outros objetos pensando no que eles poderiam se transformar.
Hoje em dia, seja pela questão ecológica, seja pela economia praticada ou para manter viva a capacidade criativa, gosto ainda mais dessa conversa de reciclagem, reutilização e conserto dando vida nova ao que parecia não ter mais utilidade.
Combinar reciclagem com decoração é possível para quem sabe usar a criatividade e ainda há contribuição com o meio-ambiente ao reduzir a quantidade de lixo.
Pessoas que praticam a reciclagem exercitam a imaginação. Dá para buscar inspiração nas tendências de decoração e confeccionar itens que permitam combinações mais modernas. Como se não bastasse reciclar e decorar ao mesmo tempo, é possível ainda buscar a customização de peças.
Minha customização mais recente foi exercida num antigo roupeiro meio torto que, depois de alguns reparos de marcenaria, ganhou dois puxadores novos e o interior ganhou a forração de um tecido lindo.
Diluí cola branca em 1\3 de água, passei na madeira com um rolinho e um pincel para os cantos e, por último, sobre o tecido já colocado para impermeabilizar, possibilitando futuras limpezas. Aproveitei e já coloquei mais duas prateleiras de vidro, evitando muita louça sobre louça. Adorei o resultado da transformação do velho guarda roupa em um novo guarda louça.
Voilà... ( Expressão francesa , que significa veja lá, usada para chamar a atenção para algo, especialmente no sentido de demonstrar apreço ou aprovação..rs )
Veja outras idéias tiradas da internet para se inspirar e colocar a mão na massa.
Forrar latinhas com tecido ou papel colorido
Ficou show! E você Marga, caprichosa como sempre.
ResponderExcluirBjss
Ficou lindo né Camila? Obrigada querida.Precisamos marcar um café pra colocar a conversa em dia. Beijão
ExcluirRealmente esta reciclagem ficou fantástica e com as prateleiras em vidro tudo se organizou. Eu vi o antes e o depois e assino em baixo (rs)..
ResponderExcluirNós duas temos atração por tecidos né? Com seus lindos patchworks então...Bejos
ExcluirHoje, com a evolução e a tecnologia é possível aproveitar muita coisa, que antigamente não fazíamos, pela falta de oportunidades.Nossa imaginação pedia, mas não tínhamos os recursos
ResponderExcluirdisponíveis para po-las em prática. Uma das coisas que procurava fazer, era
sempre aproveitar as sobras de alimento--. Juntava uma sobra daqui, outra dali, acrescentava mais uns temperos e ai saia àquele prato gostoso, como
uma vez fiz, essa tal (gororoba) que foi muito elogiada pelo visitante.
Essa tua abordagem é muito oportuna. Parabéns !!!
O tapete de quadradinhos coloridos, resultado do aproveitamento das sobras de lã das blusas que a senhora fazia para seus filhos faz sucesso na minha casa. Acho lindo!
ExcluirLindo Marga, cada vez gosto mais do seu blog. Beijos Cenita
ResponderExcluirDelícia saber disso Cenita. Desejo que quem visite o blog tenha vontade de voltar. Obrigada e beijos.
ExcluirMuito bacana....ameiiii
ResponderExcluirBeijosss
Que bom que gostou e tomara que saia daqui inspirada Hellen. Beijos!
Excluir