“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Filme HISTÓRIAS CRUZADAS


A novela " Cheias de Charme" é um sucesso e mostra, com muito humor, a relação de três  amigas empregadas com as respectivas patroas nas suas mais diversas formas e momentos de vida.

Meu irmão viu e me indicou o filme semi novo " Histórias Cruzadas ", cuja história se passa em Mississippi e é contada do ponto  de vista  das empregadas domésticas negras nos anos 60.

Gostei muito do filme que conta como as empregadas se sentem ao cuidar do filho da patroa branca – enquanto seu próprio filho fica sem seus cuidados. Falam de como é essa relação ao mesmo tempo íntima  e distante entre a empregada e a família. 

A sensibilidade e a força das mulheres - e também suas maldades e fraquezas – são bem retratadas e também inclui fatos históricos.  Naquela época, os negros não podiam usar os mesmos assentos nos ônibus – havia lugares separados – nem os mesmos banheiros que os brancos ou frequentar a mesma universidade. E quem lutava por direitos iguais estava arriscando a vida, como Megdar Evers, ativista negro assassinado a tiros quando chegava em casa em 1963.

Skeeter (vivida por Emma Stone) é uma jovem da alta sociedade que retorna da faculdade determinada a se tornar escritora. Ela tem  problemas com a mãe, que quer que ela se case, como todas as mulheres do interior dos anos 1960. Para seu livro, ela decide entrevistar babás e empregadas negras da vizinhança. À medida que avança nas entrevistas, Skeeter se dá conta das diferenças que a separam das mulheres negras. Ao publicar esses relatos, muitos deles contendo segredos familiares, ela causará desconforto em seu meio social.

Minha dica de filme para " Dia frio com chuva + horário político = Boas Horas "


O Filme é baseado no livro A Resposta, da americana Kathryn Stockett.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...