“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ORIGEM DO " GENTILEZA GERA GENTILEZA "

.
Você, assim como eu, deve ter visto por aí várias " Gentileza gera gentileza ", frase  atual em qualquer época e passível de aplicação em qualquer situação, ainda que em algumas delas, seja mais difícil. O que não significa que pra aplicar a gentileza seja preciso haver sempre concordância. É possível ter opinião e escolhas próprias sem que pra isso, a grosseria ou  a imposição seja o meio. Há muita gente  querendo levar vantagem em tudo; gente tomada pelo vírus da emergência, que tem pressa o tempo todo  e vai atropelando coisas e pessoas, seja de forma verbal ou física; gente sentada quando há pessoas mais velhas em pé; pessoas que não deixam os outros falarem o que têm a dizer; no trânsito então, nem vou aprofundar demais a conversa...

Aliás, escrevendo isso, me veio à lembrança outra frase :
 " Quem muito grita precisa melhorar os argumentos ou  a educação "...Ou os dois. É fato.

Retirei da internet a frase da forma original, em verde\amarelo, juntei à  gravura de um gatinho com um passarinho na cabeça , que achei muito fofa,  e imprimi a montagem em casa mesmo, numa folha de papel fotográfico. Coloquei numa moldura fininha que já tinha em casa e ele foi fazer parte de uma composição com outros vários quadrinhos, todos com algum sentido para mim, que mostrarei aos poucos em outros posts. Por enquanto, vai as duas fotos de parte dessa parede ali encima.

Mas... há uma curiosidade sobre a origem da frase que originou esse post. Você conhece? Se não...aqui vai a história... 

 DE ONDE VEM O - GENTILEZA GERA GENTILEZA

FOTO: Retrato do profeta gentileza

José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza, nasceu e morreu em São Paulo e foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.
"Gentileza gera gentileza" era sua frase mais conhecida

Com mais onze irmãos, teve uma infância de muito trabalho, na qual lidava diretamente com a terra e com os animais. Para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha nas proximidades.
Tempos depois, como profeta Gentileza, se dizia "amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento.
Desde sua infância José Datrino, tinha um comportamento que causava  preocupação em seus pais, que chegaram a suspeitar que o filho sofria de algum tipo de loucura, chegando a buscar ajuda em curandeiros espirituais.

Em 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano" que foi chamado de Tragédia do Gran Circus Norte-Americano e considerado uma das maiores fatalidades em todo o mundo circense. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio onde hoje encontra-se a Policlínica Militar de Niterói. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou "Profeta Gentileza"
Contrariando a lenda popular, Gentileza sempre reafirmava: "Sou papai de cinco filhos, três femininos e dois masculinos, não perdi ninguém no incêndio do circo!"
Fonte de pesquisa: Profeta_Gentileza

A frase Gentileza gera Gentileza , de cor " verde\ amarelo", pode muito bem estar bem colocado em qualquer lugar do mundo, porque, sem sombra de dúvidas, gentileza tem mais a ver com educação de comportamento do que com grau de instrução e boa educação é passaporte pra qualquer lugar.
Parece que o Sr. Gentileza entendia das chamadas " Lei do Retorno" , " Lei do Universo" ou " Lei da Atração " , parte de estudo da  física, onde a energia de determinada qualidade ou vibração atrai uma outra qualidade ou vibração do mesmo tipo. Isto quer dizer, a energia move-se de forma circular: tudo aquilo que emanamos retorna para nós mesmos.

A propósito, a novela “Caminho das Índias” teve o Profeta Gentileza representado  pelo ator Paulo José.

Divulgação/Rede Globo

Recebi de um amigo querido ( Obrigada Dilton... ), a linda música que Marisa Monte compôs,  fascinada que era por essa figura do Rio. Ouça Gentileza - com Marisa Monte.

Marisa Monte disse como nasceu a música Gentileza:
"Uma vez, estava passando pela área do Cais do Porto aqui no Rio com meu amigo Carlinhos Brown. Como ele não é do Rio, eu quis mostrar pra ele algo especial da minha cidade que eu sabia que ele ia gostar.
Foi quando eu procurei nos pilares do Viaduto do Caju, os escritos do Gentileza, figura que me fascinava e que eu conhecia desde a infância.

Qual não foi minha decepção quando vi que eles haviam sido apagados pela cia. de limpeza urbana do Rio. Fiquei desolada pensando nos inúmeros significados desse ato numa metrópole como o Rio. O legado do Profeta Gentileza havia desaparecido pra sempre.

Na mesma noite, compus "Gentileza". "Apagaram tudo, pintaram tudo de cinza..."
Minha voz se uniu a muitas outras e, hoje, graças ao trabalho do Prof. Leonardo Gelman da ONG Rio Com Gentileza, a obra do Profeta está linda, restaurada e faz parte do inventário afetivo da cidade."

6 comentários:

  1. muito legal amei o profeta gentileza ele ensinava coisas maravilhosas que nos mostram o amor que ele tinha pelo proximo....

    ResponderExcluir
  2. o mundo seria um paraiso se todas as pessoas tivessem o pensamento deste homen e temor a deus ass: marcos rj.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...