“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


domingo, 10 de junho de 2012

TURISMO RURAL EM SANTA CATARINA


Há um tempo atrás vi uma reportagem sobre Turismo Rural em Santa Catarina e nasceu ali a vontade de fazer um passeio desses.
A reportagem falava que  esse tipo de turismo em contato com a natureza era sucesso desde os anos 80 no Sul da França, na região de Grenoble e serviu de modelo para ser introduzido em Santa Catarina pela agrônoma criciumenseThaise Guzatti.  Essa experiência de desenvolvimento do agroturismo iniciou em 1999 no território das Encostas da Serra Geral (Região Sudeste de Santa Catarina), nos municípios de Rancho Queimado, Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Gravatal e Grão Pará (projeto piloto) e foi motivada pela necessidade dos agricultores familiares deste território diversificarem as atividades dentro das suas propriedades, já que não era mais possível viver somente da agricultura. Outro problema detectado foi a falta de opções de trabalho e renda para jovens e mulheres. Era necessário pensar em atividades que pudessem “tirar proveito” dos potenciais locais, como belezas naturais, atrativos histórico-culturais, clima, dentre outros aspectos. Assim surgiu a Acolhida na Colônia, cujo foco de ação é o agroturismo. A atividade é conceituada como “um segmento do turismo desenvolvido no espaço rural por agricultores familiares organizados, dispostos a compartilhar seu modo de vida, patrimônio cultural e natural. Os associados adotaram a lavoura sem agrotóxico e se encontra saborosas geléias de morango e Physalis, suco de amora, açúcar mascavo, morango orgânico, mel.

Se quiser ouvir a música  Deus e eu no Sertão ( De  Vitor e Léo) enquanto passeia pelas fotos, clique abaixo:

Escolhemos uma pousada em Rancho Queimado para viver essa experiência no feriado de Corpus Christi.
Levamos  na mala muitos casacos, cachecol, luvas e a vontade de enfrentar o frio. Estávamos com duas crianças pequenas, três jovens e mais 7 pessoas. Na pousada, as crianças deram  mamadeira  para os cabritinhos e colheram ovos nos galinheiros. 
Fomos conhecer também ali perto, a gruta "Santuário Nossa Senhora de Angelina”, em Angelina e a  belíssima paisagem cheia de vales do distrito de Taquara, onde está a bela casa de campo do então governador Hercílio Luz, hoje transformado em museu.
A seguir muitas fotos desse passeio super bacana e bem diferente, pra quem está disposto a deixar de lado o conforto e quer curtir um pouco de simplicidade.

Onde está a fábrica do Guaraná Pureza.
Pousada Cabanha Bauer, onde ficamos.
 Parece um quadro, mas não é...



















Bolinhos caseiros
Suco de amora...hum...delicioso.
 Pé de Physalis, de onde é feito uma geléia deliciosa e na cidade, docinhos.

 Colhendo ovos no galinheiro...
 Dando mamadeira...
 Gruta de Angelina



 Cemitério bem cuidado.







 Vai um caqui colhido do pé aí?

 Cantoria da boa...
...mais cantoria da boa.
Essa foto da geada é de quem levantou cedinho, né Silvana?



 Igreja, onde antes havia uma capela que o governador Hercílio Luz mandou construir para sua mulher.

 Casa de campo do então governador Hercílio Luz, hoje museo




 ...e onde se escondeu Laura?
...e na volta pra casa, uma passadinha pra comprar frutos do mar...

Reportagem no You Tube:
http://www.youtube.com/watch?v=sb8migLEjQ8 ( Programa Nossa Terra Nossa Gente da Acolhida na colônia, em Rancho Queimado, na Pousada Bauer  e num Engenho Colonial ). 

12 comentários:

  1. Oi Marga,

    Já fiz isso várias vezes e adoro esse tipo de turismo. É reconfortante e recarrega nossas baterias para uma semana de trabalho. Uma delícia! Lindas fotos tb...bjss e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léia,
      De Florianópolis é um pulinho pra esses lugares lindos né? Dá até pra sair cedo de casa e só passar o dia. Ótima semana pra você também.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Cunhada querida,

      Ainda tô sentindo o calor do seu abraço agradecendo pela decisão de irmos a Taquaras, de tão linda que achamos a paisagem né? Ótima semana queridona.

      Excluir
  3. Marga
    Adorei a reportagem e pelo visto estavas bem informada sôbre o turismo, ja que tão bem sau a explanação do assunto.As fotos estão maravilhosas e cada uma dentro do seu contexto.Parabéns por mais essa apresentação, digna de uma "profisional reporter jornalística" Sucesso !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaa! Que bom.
      Temos uma diversidade bastante grande de clima e paisagem linda em Santa Catarina que merecem ser mostradas né? Obrigada e bjsss

      Excluir
  4. Oi tia!
    Adorei essa postagem sobre turismo rural.
    Muito legal mesmo! Além de me sentir parte disso (porque também participei deste passeio), também foi muito interessante tua explicação sobre como surgiu o turismo rural em Santa Catarina.
    Pude relacionar isto com o que estou ensinando aos meus alunos do ensino médio do IFSC, que é sobre a pequena propriedade rural catarinense e suas características.
    Ah, e as fotos ficaram lindas!
    Enfim, foi muito bom nosso passeio.
    Não só pelas paisagens lindas que vimos e coisas que fizemos, mas principalmente pela companhia de vocês.

    Beijos!

    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jú, adorei demais teu comentário. Ainda mais porque sei o quanto tu dá valor a tudo isso como pessoa e pela formação na área.
      Eu amo a companhia de vocês e dou um valor enorme pra tudo que fazemos juntos também.

      Obrigada e um beijão com todo carinho lindona.

      Excluir
  5. Parabéns Margarete. Lindas fotos e belos comentários. Adorei!
    Tania

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de lugar lindo Margarete! Adorei as fotos, a comida devia estar uma delícia! Muito bom a experiência de sair um pouco da rotina urbana, né?

    Obrigada pela visita!

    beijo!
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Dani! Santa Catarina tem muitas praias e também frio em recantos encantadores e ótimos pra recarregar as baterias com simplicidade.
      Obrigada pela visita e por ter deixado comentário. Beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...