“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


domingo, 2 de setembro de 2012

ESCOLHA DAS CORES

A vida é feita de fases e muitas das nossas escolhas refletem o que vai na nossa alma em determinado momento da vida. As cores das roupas que se escolhe, a cor que se escolhe pra pintar a casa ou de alguns detalhes pra chamar a atenção, não são por acaso.
Eu já falei da minha predileção intuitiva pela cor-turquesa. neste post (só clicar sobre) e mostrei lindas casa-turquesa aqui (clicar)  e também a cor aparece em duas paredes da minha casa, além de em cortinas e em muitos outros detalhes.
As escolhas das cores não devem ser aleatórias; devem transmitir uma sensação boa ao olhar; então  elas não devem brigar entre si. Não há necessidade de seguir um padrão; no entanto é agradável ao olhar que as cores estejam com o mínimo de harmonia entre si.
Pra quem  já viveu ou vive no meio das cores, fica com o olhar mais treinado, e  ousar flui mais naturalmente; mas quem tem insegurança, dá pra folhear revistas de decoração e também dar uma passeada nos blogs.
Encontrei no  blog Dcoracao , uma explanação muito legal sobre esse universo das cores. 
Aqui vai, na íntegra, pra vocês. 

Cuidados na escolha das cores de sua casa
 As cores estão ligadas às sensações, ou seja, cor também é intuição.

Cor é energia! Na decoração, a cor é fator determinante do nosso relacionamento com o ambiente e a energia que ele nos transmite. Daí a importância da escolha da cor na decoração.

O grande segredo para se conseguir uma decoração maravilhosa é saber fazer uma combinação de cores harmoniosas. Use a mesma família cromática e a sua chance de acertar será bem maior. Diferentes tons da mesma cor usados em um só ambiente dão um toque repousante.

Veja muitas revistas de decoração para sentir o que lhe agrada mais. Vá a mostras de decoração para estar e se sentir dentro dos ambientes, o que é bem diferente de apenas vê-los em fotos.

Assim você vai formando seu jeito próprio de ver uma decoração e saberá escolher bem, aquela quer condiz com seu modo de ser e de ver as coisas que ficarão bem em sua casa.

ENTENDENDO UM POUCO DE COR


Cor na decoração
As cores primárias são assim chamadas por serem puras. A partir delas se formam todas as outras cores. Temos três cores primarias: o magenta, o amarelo e o azul ciano.

As cores secundárias são assim chamadas, pois são obtidas a partir da mistura de duas cores primárias.

Temos três cores secundarias:
- o violeta =  azul + vermelho
- o laranja = vermelho + amarelo
- o verde   = amarelo + azul

As cores terciárias são obtidas da mistura das três cores primárias ou a combinação entre uma primária e uma ou mais secundárias. Exemplo: o amarelo-limão, o rosa, o turquesa, e muitas outras.

As cores intermédias resultam da mistura de uma cor primária e uma cor secundária, "vizinhas" no círculo cromático.

Cor na decoração

Cores complementares são as cores que nos dão as melhores combinações. Para sabermos quais são elas basta observarmos as cores opostas no disco de cores.
Cor na decoração

As cores complementares nos dão resultados alegres e vibrantes. Assim:

O vermelho é cor complementar do verde.

O azul é cor complementar do laranja ou de amarelo.

O violeta é cor complementar do amarelo.

Cores complementares devem ser usadas com a mesma saturação e intensidade, isto é, o azul forte combina com o amarelo forte e não combina com o amarelo fraco.

O círculo representa as 12 famílias de matizes das cores pigmento usadas em tecidos
Cor na decoração


1- Amarelo,  2- Amarelo alaranjado, 3- Laranja,  4- Vermelho alaranjado,  5- Vermelho,  6- Vermelho violeta, 7- Violeta,  8- Azul violeta,  9- Azul,  10- Azul esverdeado,  11- Verde,  12- Amarelo esverdeado.

Decoração com cores em dégradé

A mesma cor apresentada em diferentes graus de pureza. Sempre misturando a cor preta ou branca na sua saturação.

Se misturarmos preto a cor vai escurecendo.
Cor na decoração

Se usarmos branco a cor vai clareando
Cor na decoração


Raciocínio pode ser usado para todas as outras cores. Veja outros exemplos:
Cor na decoração

Cor na decoração

Cor na decoração

Cor na decoração

Estas pinceladas do efeito das cores no ser humano já lhe dão uma diretriz de como escolher as cores para o local onde você vai viver.
Antes de fazermos nossa opção pelas cores de nossa casa vejamos o que estudos feitos por algumas ciências como cromoterapia, feng shui dizem do efeito da cor na decoração de cada ambiente e nas pessoas que ali vivem.
Alguns  ambientes com determinadas cores pode  trazer sensação de calma, bem estar, alegria; ambientes com outras cores podem trazer sensação de  sufoco, tristeza, angústia e mal estar.
O importante é  aprender a perceber a sensação que cada cor lhe traz.
Fonte: Dcoracao

E então? Sente-se com mais segurança de ousar agora?  Vida com cor fica mais alegre...eu acho!!!

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...