“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


terça-feira, 17 de julho de 2012

A MARCA DE CADA FILHO


" Aqui não há sábios nem ignorantes absolutos. Existem pessoas que, em comunhão, procuram aprender juntas" ( Paulo Freire )



Com o filho mais novo em casa ( de férias da universidade), a  casa ficou impregnada com a personalidade tranquila e cantante dele. Levanta cantando, vai pro banheiro cantando, e vive "exercitando" a memória, tocando violão\cantando a música  Eduardo e Mônica, do Legião Urbana, com duração de 5 minutos.
( se quiser ouvir, é só dar um click acima).

Fiquei refletindo em como, cada um dos meus filhos marca e deixa saudades de suas presenças...


Com três filhos nascidos com pouca diferença de idade e trabalhando fora, minha maior concentração de energia na educação deles, foi de manter minha percepção sobre eles o mais aguçada possível para que os três se desenvolvessem de forma que a identidade emocional, intelectual ou física de cada um fosse preservada. Eu entendia e entendo que cada um possui DNA distinto e por isso, possuem  características individuais. Com idades tão próximas, as diferenças eram e são ainda mais perceptíveis; portanto, procurei e procuro valorizar o que cada um tem de melhor e falar, com franqueza e amor, o que penso que cada um pode se melhorar para caminhar melhor pela vida, em todos os aspectos.

Quando cada um foi saindo de casa, deixou saudade pela sua marca registrada... aquela que faz com que cada um deles seja único, ainda que os valores gerais sejam iguais.

Bruno, o filho mais velho,  tem uma energia de individualidade e ação, que quando está em casa, não há monotonia. Tanto pode ter tiradas engraçadas quanto, no momento seguinte, dar uma amostra de seu pavio curto.  Gosta  de reunir pessoas e descobriu que saber cozinhar é um meio eficaz de fazer isso. 
Ainda muito pequeno, fazia piruetas para os irmãos rirem e se auto intitulou " servidor " por ter iniciativa e um " radar " para perceber coisas a serem organizadas e arrumadas com rapidez e presteza.
Era e continua sendo um " professor pardal ", sempre encontrando soluções eficientes para problemas que aparece. Isso era  tão fácil e normal pra ele que, com a maior franqueza, olhava ao redor e dizia: " Ué, não tá vendo como é simples?" Simples pra ele...rs.
É de uma preocupação com todos e de uma generosidade infinita.
Com esse DNA dele, tão pessoal e marcante é que deixa saudades.

Allan, o filho do meio, tem uma energia de carinho e simplicidade de compreensão e quando está em casa, há sempre  atenção dada aos animais da casa  e muito diálogo.
Quando pequeno, imaginou um personagem, deu nome  e pedia para o pai desenhar. O pai desenhava e perguntava: " É assim? "  e ele: " Não...é quase assim ", e pai desenhava  até chegar àquele do imaginário infantil dele.
É altamente sensível, generoso, sensato e diplomático e tem uma auto percepção elevada. Conhece bem seus pontos fortes e fracos e sabe do que ele não pode abrir mão pra se sentir bem.
Fala o que pensa com espontaneidade, clareza e simplicidade, ainda que o assunto seja complexo. 
Tem uma facilidade admirável pra comunicação e expressão com platéia e grande interação com pessoas.
Não dispensa a prática de esporte e cumpre tudo a que se propõe com muita determinação e organização.
 Com esse DNA dele, tão pessoal e marcante é que deixa saudades.

André, o filho mais novo, tem uma energia pragmática e tranquila e quando está em casa, não tem muita mudança de humor e costuma cantarolar pela casa. 
Não aceita ordem nem insistência se não entender o por que.
Quando criança, como era o terceiro filho menino, numa vez em que eu dava banho nele, simplesmente falou: " Mãe, tu queria que eu tivesse nascido menina? e eu, pra ter tempo de pensar na resposta, perguntei: " Por quê? " e ele: " Porque tu já tinha dois meninos..." Eu respondi, com toda sinceridade: " Quando fiquei grávida, pensava em ter uma menina, mas quando tu nasceu, me apaixonei logo de cara por ti e nunca mais pensei  nisso..."
Cresceu maduro pra idade e aprendeu a ler sozinho aos cinco anos, observando os irmãos mais velhos.  Aprende tudo que se interessa com grande facilidade, vive cantando e só faz o que considera razoável e lógico.
Com esse DNA dele, tão pessoal e marcante é que deixa saudades.


Constatando nossas diferenças, eu, marido e os três vamos evoluindo  unidos, nos admirando, nos ajudando  e nos respeitando, ainda que percebendo que não podemos ser iguais em tudo.



18 comentários:

  1. Análise bem feita sôbre a personalidade de cada filho. Ninguém conhece melhor seu filho, senão a mãe. É ela que está presente em todas as suas atividades quando são ainda pequenos e aos poucos vai analizando cada comportamento, cada tendência de um e de outro. Dai, quando ela consegue interagir com cada personalidade, seus conselhos se tornam peças chave para seus desenvolvimentos, sem claro, interferir em suas decisões. Marga, adorei esse poster, pois ele revela mais uma vez, o carinho e a dedicação que empenhaste na educação de teus filhos.Parabéns ¹¹¹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " consegue interagir com cada personalidade, seus conselhos se tornam peças chave para seus desenvolvimentos, sem claro, interferir em suas decisões"...exatamente...esse é o x da questão.Beijos

      Excluir
  2. Oi, tia!
    Gostei muito do que está escrito, porque conseguiu descrever muito bem cada um desses meus primos queridos que tanto amo.
    Quando li, fiquei imaginando cada um e me deu uma saudade deles! Principalmente dos três juntos e comigo.
    Espero que a gente possa se reunir logo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Vocês são como irmãos. Na festa dos primos, o Allan já terá voltado...e Bruno depende de quantos dias terá de folga, mas também já terá voltado dos Estados Unidos. Deco, dependendo da duração da greve da UFSC, ainda estará de férias. Vai dar para matar um pouco das saudades...
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi amiga! Adorei as tuas colocações sobre a personalidade de casa filho.Refletindo o assunto, voltei ao passado quando vc. conheceu o teu marido. Eu , tu e a Lene nós sempre estávamos juntas . Fico muito feliz , por vc. ter essa família linda. Parabéns.!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nice, lembrar de nós três juntas sem lembrar do Chevet Rethe à alcool é impossível né? Quantas vezes ele empacou e nos deixou na mão...rs.
      A Lene também tem uma ótima família com filho super dez.
      Acompanho teu face e fico muito feliz de ver que tens uma família linda também. Beijão querida!

      Excluir
  4. Que post legal Marga!!Lembro deles pequeninos, sempre unidos, brincando juntos. Eu sempre achava incrível porque tivemos bastante contato e eu nunca vi uma briga deles. É claro que deviam ter lá os seus pegas, mas a harmonia e companheirismo era marca registrada deste triozinho muito amado. Hoje, são jovens bem formados, com muitas qualidades que soubesses bem descrever. Que Deus continue abençoando vocês, sempre!!! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil querida, a história da infância de nossos filhos... os natais... as páscoas e os momentos mais marcantes de nossas vidas se misturam lindamente e, com certeza, eles e nós carregaremos essas memórias importantes pra sempre. Que Deus continue abençoando nossas famílias. Beijos

      Excluir
  5. Marga, que lindo post!Fiquei emocionada!É muito amor esse de mãe, é um amor incondicional mesmo!Deus proteja os teus meninos!Parabéns pela mãe maravilhosa e presente que vc sempre foi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, a caminhada é longa e filhos não vêm com bula, mas sempre tive uma certeza: A felicidade realmente está no caminho, na maneira em como vemos e enfrentamos cada fase do caminho.
      Que Deus proteja a linda família que estais construindo também. Beijo querida!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Obrigada Léia! Ver-se descrito me parece uma boa maneira de eternizar nossa memória de mãe.

      Excluir
    2. Bravo Marga...cada filho com uma marca indelével...! Beijos!!!

      Excluir
    3. Oi Cris!É isso...cada um com sua marca e que desperta sentimentos únicos. Beijos!!!

      Excluir
  7. Margarete esta foto é digna de revista.Voçe é lindissima e tem uma familia linda.Voçe é muito sábia e nota-se que atras desta mulher lindissima existe um equilibrio e maturidade.Preparar os filhos para voar não é tarefa fácil,bjkas

    ResponderExcluir
  8. Oi Patrícia!
    Muito obrigada pelas palavras carinhosas.
    Pois é, preparar os filhos com auto estima, doses de autonomia e pessoas do bem envolve muito amor e uma grande oportunidade de aperfeiçoarmos a nós mesmas como seres. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que lindooooo....amei o texto e sua familia é mesmo maravilhosa...Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Silma. Que bom que chegou aqui. Tentei retornar a visita, mas não encontrei seu blog. Se puder, deixe seu link aqui. Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...