“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


quinta-feira, 19 de julho de 2012

XAROPE DE GUACO PRA TOSSE


Minha mãe é expert em fazer chás, mas quando se trata de tosse, ela  liga me pedindo pra fazer a minha receita caseira de xarope de guaco.


Minha amiga Rosane querida trouxe uma gripe de uma viagem e a  tosse insistia em permanecer.
Preparei um xarope de guaco que, em pouco tempo, levou embora a tosse e trouxe a tranquilidade do sono dela de volta. Ela falou que tem gosto de perna de defunto e eu nem quis  saber como ela chegou a essa comparação... mas eu  acho gostosinho.
Como sobrou xarope no fim da tosse da minha amiga, ela passou pra uma amiga dela que, por sua vez, pediu a receita. Por precaução, é bom avisar que, segundo o que li, o uso do guaco deve ser evitado durante a gravidez e em casos de crianças menores que um ano.

Esse é o pé de guaco do meu quintal.


E aqui vai minha receita:

 Ingredientes: um molhe de agrião, açúcar e muiiiiitas folhas de guaco.
Coloque tudo numa panela. Vai dar um volume alto, que rapidamente vai se transformar num volume bem pequeno. Mexa sempre até ficar num ponto de xarope.

 Coloque no liquidificador para moer tudo.
 Por último, coloque num coador vá apertando com um garfo para aproveitar bem o xarope.
Coloque num vidro pré fervido e pronto...

24 comentários:

  1. Putz, nao sabia desta tua habilidade.O teu cunhado e tua sobrinha estão precisando dum xarope deste. Ha.... vou trazer um pouquinho. Neste caseiro eu acredito!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jú e Sampa, com tosse? Sim..sim. Farei com muito carinho. Que ótimo que vens pra cá. Tô te esperando...

      Excluir
  2. Lembro ainda da época em que trouxe esta muda que foi plantada ai no teu reservado.Minha tosse ja durava uns 2 meses, até que uma amiga se prontificou a fazer o tal xarope com guaco que ela cultivava no quintal do seu apartamento.Ela, aos poucos foi sumindo, juntamente com outras medidas que tomei,para que ela fosse embora. A muda que trouxe pegou logo,e virou esta linda trepadeira.

    ResponderExcluir
  3. Margarete hoje tenho utilizado muito a medicina natural, e sabe que dá resultado mesmo!!! Andei tomando chá de picão para os rins e mehorei sem precisar tomar antibióticos...amei...agora só chás, balas e xaropes naturais!!!Não quero efeitos colaterais, nem estragar meu corpo. Com o tempo amiga vamos descobrindo o que é bom de verdade...Bjos e obrigada pela receita, vou fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante Deby! Chá de picão eu não conhecia não. Vou falar pra minha mãe, porque ela conhece muitos chás e usa bastante. Vamos compartilhando experiências e conhecimento. Beijos!

      Excluir
    2. Dei muito banho em minha filha de chá de picão , pq ela nasceu com icterícia.

      Excluir
  4. Oi Marga, quanto tempo dura na geladeira?

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dura bastante Leia, mas não saberei dizer quanto tempo, porque peguei a receita de uma senhorinha no Campeche( há muitos anos que ela fazia o xarope para as pessoas) e não perguntei. Pras pessoas que tenho feito, consomem em pouco tempo.

      Excluir
  5. Se sobrar xarope, pode congelar?

    ResponderExcluir
  6. Olá! Boa pergunta. Como não vai conservante, acredito que se você congelar ainda novo, as propriedades ficarão preservadas e inalteradas. Para usar depois de congelado, melhor descongelar dentro da geladeira. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá... excelente receita. Só recomendo que se espere esfriar o xarope para só então bater no liquidificador e coar (se ambos forem de plástico). O plástico possui geralmente uma substância muito nociva que passa para a comida se exposto ao calor (bisfenol-A). Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Qual a quantidade de açúcar? Muitas folhas são quantas? 10, 20, 50? Quanto tempo no fogo? Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá! Qual a quantidade de açúcar? Muitas folhas são quantas? 10, 20, 50? Quanto tempo no fogo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 50 fica mais próximo do suficiente Daniela. No fogo até reduzir bastante o volume. Bastante mesmo, ok? Bom proveito e um abraço!

      Excluir
  10. Respostas
    1. 200ml de açúcar, de 50 a 70 folhas de guaco, um molhe medio de agrião com o talo, Unknown. Faça, que é bom mesmo. Beijo!

      Excluir
  11. Respostas
    1. 200ml de açúcar, de 50 a 70 folhas de guaco, um molhe medio de agrião com o talo, Unknown. Faça, que é bom mesmo. Beijo!

      Excluir
  12. Meu filho está tossindo muito, sou adepta ao natural. Quero saber se posso usar açúcar mascavo e qual a quantidade. Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  13. Estou com muito catarro o peito carregado, não consigo jogar o catarro me da falta de ar, queria um xarope bom.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...